Por que a filósofa Marilena Chauí considera a consciência e a responsabilidade como indispensáveis na vida ética?
a) Porque sentimentos como sensibilidade e respeito fazem a diferença na vida das pessoas.
b) Porque a responsabilidade e o respeito são fundamentais na vida e demonstram os valores da ética.
c) Porque integridade e amor caminham juntos.
d) Porque, para ela, ser um sujeito ético depende da capacidade de refletir e reconhecer o outro como um ser igual, cujos desejos e impulsos não ultrapassam a sua individualidade, controlando e orientando sentimentos, alternativas de vida, escolhas e, assim, admitindo as consequências de suas atitudes, tomando as rédeas de sua conduta.
e) Porque perdão e consciência são parte da consciência ética do cidadão.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
d)
Porque, para ela, ser um sujeito ético depende da capacidade de refletir e reconhecer o outro como um ser igual, cujos desejos e impulsos não ultrapassam a sua individualidade, controlando e orientando sentimentos, alternativas de vida, escolhas e, assim, admitindo as consequências de suas atitudes, tomando as rédeas de sua conduta.
RESPOSTA CORRETA
Consciência e responsabilidade são capacidades essenciais para o sujeito ético, segundo Chauí.
Para Marilena Chauí, ser um sujeito ético depende da capacidade de refletir e reconhecer o outro como um ser igual, cujos desejos e impulsos não ultrapassam a sua individualidade, controlando e orientando sentimentos, alternativas de vida, escolhas e, assim, admitindo as consequências de suas atitudes, tomando as rédeas de sua conduta (D).
O que é Ética?
- A ética é uma epistemologia que estuda o agir humano e apresenta um caráter universal da moralidade. Enquanto a moral pode mudar, os valores éticos são universais e aprofundados.
- A moral refere-se ao comportamento do homem e abarca o agir conforme o bem e o mal.
- Ela varia de indivíduo para indivíduo e de sociedade para sociedade. Com o passar do tempo, a moral pode vir a se transformar. Portanto, é mutável e não tem valor absoluto.
- O agir ético, contudo, demanda uma universalidade ativa e um pensar coletivo, pois são ações normativas que servem para todas e todos.
Saiba mais sobre a moral em: brainly.com.br/tarefa/43602874