Os efeitos biofísicos do Ultrassom são divididos em efeitos térmicos e não térmicos. Para tratamento de FEG, dependendo do grau e tipo, utilizamos efeitos térmicos, mecânicos ou ambos. Correlacione esses conceitos com as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA. a. O efeito térmico e não térmico depende do tempo e da potência selecionados no Ultrassom. b. No modo de emissão contínuo do Ultrassom, predominam os efeitos biofísicos térmicos; enquanto que no modo pulsado, predominam os efeitos biofísicos não térmicos. c. Aumento da permeabilidade da membrana plasmática e aumento da extensibilidade das estruturas ricas em colágeno são os principais efeitos não térmicos do Ultrassom. d. Os efeitos biofísicos do Ultrassom não estão relacionados com o modo de emissão. e. Estimulação de reparo tecidual, como redução do edema, estímulo de fagocitose ocorrem somente no efeito térmico do Ultrassom e são exclusivos para tratamento de FEG.
Respostas
A alternativa correta é a b. No modo de emissão contínuo do Ultrassom, predominam os efeitos biofísicos térmicos; enquanto que no modo pulsado, predominam os efeitos biofísicos não térmicos.
Efeitos do Ultra-som. Quando o ultra-som penetra no corpo, pode exercer um efeito sobre as células e tecidos mediante dois mecanismos físicos: térmico e atérmico.
Quando o ultra-som penetra no corpo, pode exercer um efeito sobre as células e tecidos mediante dois mecanismos físicos: térmico e atérmico.
As ondas ultra-sônicas, ao penetrarem no tecido, provocam uma vibração a nível celular (micromassagem), acelerando a velocidade de difusão de íons através da membrana celular.
Espero ter ajudado.
Resposta:
A alternativa B é a correta.
Explicação:
Fiz e acertei.