Como resultado das observações feitas no experimento de Geiger-Marsden, Ernest Rutherford formulou um modelo para a estrutura do átomo, afirmando que ele:
a.
tem os elétrons ocupando níveis de energia bem definidos
b.
tem a maior parte da massa numa pequena região central de carga positiva
c.
é compacto, não tendo espaços vazios
d.
é indivisível
e.
é formado por partículas carregadas eletricament
Respostas
Está correta a alternativa b.
a. FALSA. A frase "tem os elétrons ocupando níveis de energia bem definidos " veio após a formulação do modelo para o átomo de Rutherford, com os estudos de Bohr, que organizou a eletrosfera em níveis de energia.
b. VERDADEIRO. A frase "tem a maior parte da massa numa pequena região central de carga positiva" só foi possível graças ao experimento de Geiger-Marsden. Nele, quando uma folha de ouro foi bombardeada com partículas alfa, a maior parte atravessou os átomos de ouro, mas uma pequena parte das partículas desviou a trajetória a grandes ângulos. A conclusão é que a massa de todo o átomo é concentrada em um minúsculo núcleo, como apresentado na frase.
c. FALSA. A frase "é compacto, não tendo espaços vazios" pode ser atribuída aos modelos de Dalton ou de Thomson, anteriores ao modelo de Rutherford .
d. FALSA. A frase "é indivisível" pode ser atribuída apenas ao modelo de Dalton.
e. FALSA. A frase "é formado por partículas carregadas eletricamente" foi possível graças ao experimento do tubo de Crookes, utilizada por Thomson para a formulação de seu modelo atômico.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Tem a maior parte da massa numa pequena região central de carga positiva
Explicação: