• Matéria: História
  • Autor: fadoamanda01
  • Perguntado 7 anos atrás

Os socialistas e os anarquistas criticaram duramente o avanço da industrialização. O que motivou essas críticas?​

Respostas

respondido por: hannah6661
50
O surgimento do socialismo teve sua semente plantada durante a Revolução Industrial.Na Europa,berço desta revolução,os operários trabalhavam em condições precárias.O que junto com a crise da bolsa de 1929 despertou revolta.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/63369#readmore
respondido por: arturcuscuz9
12

Resposta:

Os socialistas acreditavam que a instalação do comunismo deveria acontecer por meio da formulação de um novo Estado controlado por trabalhadores. Seria por meio da chamada Ditadura do Proletariado que as etapas do desenvolvimento social e econômico culminariam na eliminação desse governo e a adoção de um regime comunista. Contrário a esse “novo Estado necessário” os anarquistas promoviam uma diferente compreensão.

Na visão anarquista todo e qualquer governo tinha como fim último legitimar uma nova classe no poder e cercear as liberdades individuais. Por isso, a Ditadura do Proletariado era vista pelo ideal anarquista enquanto uma mera reprodução dos Estados Liberal-Burguês ou Absolutista. Dessa maneira, conforme salientou Rosa Luxemburgo a Vladimir Lênin, uma ditadura do proletariado poderia muito bem se transformar em uma ditadura sobre o proletariado. Em resposta, muitos socialistas passariam a considerar o anarquismo como uma corrente contra-revolucionária. 

Explicação:

Desde o século XIX, boa parte da Europa já vive a fomentação da expansão do capitalismo industrial, principalmente Inglaterra e França que são modelos desta nova política mercadológica. Como um apêndice, a elite dirigente do Brasil no início do século XX, incorpora esta idéia de industrialização nacional tendo por base à própria fábrica e seus componentes como mão-de-obra barata e a maquinária trabalhando em pleno vapor sempre sobre o seu comando e virgília.

Perguntas similares