Ao longo da História, empregaram-se vários ingredientes e técnicas a fim de proporcionar benefícios à pele por meio de Produtos Cosméticos. As formas cosméticas viabilizam a aplicação dos Produtos Cosméticos. Assinale a alternativa INCORRETA: a. Espuma (mousse) é uma emulsão bifásica em que a fase interna é o gás e a externa é um sólido ou um líquido, sendo que, durante o processo de fabricação, o envase ocorre sobre pressão. b. Gel é quando a emulsão é estabilizada com agentes de consistência, como coloides hidrofílicos (gel) e baixas quantidades de substâncias oleosas. c. Creme é uma forma emulsionada e consistente, podendo ser destinado à hidratação, à nutrição etc. d. Loção é uma solução constituída de água, álcool/água, água/propilenoglicol. e. Os cremes e as loções podem ser classificados de acordo com as características do surfactante empregado: aniônico, não iônico ou catiônico.
Respostas
A alternativa incorreta é a letra E.
Os surfactantes ou tensoativos químicos correspondem a um componente que realiza uma certa estabilidade entre a água e um outro componente do produto cosmético. Existem quatro tipos de surfactante, sendo eles anfótero, aniônico, não ânioco e catiônico.
O surfactante mais utilizado em loções e até mesmo cremes é o não iônico, portanto a classificação dada para estes tipos que nem são classificados conforme o surfactante seria apenas o não iônico.
Espero ter ajudado !
Resposta:
Letra C
Explicação:
Gel: definido como uma preparação semissólida
que contém um agente gelificante/mucilaginoso
(Figura 5) para proporcionar uma consistência
adequada a uma solução ou dispersão coloidal,
sendo composto por polímeros hidrofílicos de
diferentes estruturas químicas, alguns ionizáveis
e outros não. Para a formação do gel, são utilizados,
por exemplo, ágar, pectina, ácido algínico,
alginatos, metilcelulose, carboximetilcelulose,
hidroxietilcelulose, carboximetil celulose sódica,
polímero carboxivinilico, copolímeros de cloreto
de dialquil dimetil amônio, acrilamida e polímeros
“naturais”, como os obtidos por origem biotecnológica
(REBELLO, 2016; COSTA, 2010