Respostas
Resposta:
Quando o espermatozoide fecunda o mesmo óvulo e em seguida este óvulo é dividido originando duas gestações, a informação genética se divide, logo, nascem gêmeos do mesmo sexo e idênticos.
Explicação:
Os gêmeos univitelinos (monozigóticos) ou verdadeiros são aqueles que nascem idênticos e portanto, são sempre do mesmo sexo. Para que isso ocorra, um único óvulo é fecundado por um só espermatozoide com posterior divisão do zigoto (célula-ovo), donde o óvulo se divide, formando assim dois (ou mais) embriões.
Resposta:
O fenómeno de gêmeos ocorre de duas formas, monozigóticos (ou univitelinos) e dizigóticos.
- Dizigóticos: são formados a partir de dois óvulos. Nesse caso são produzidos dois ovócitos e esses são fecundados por dois espermatozóides, que irá dar origem a dois embriões.
- Monozigóticos: quando são originados a partir de um único óvulo fecundado por um só espermatozoide e se divide em duas culturas de células completas.
Sabendo disso, eles são geneticamente iguais por serem monozigóticos, ou seja, são originados de um zigoto que se dividiu gerando dois embriões, tendo o mesmo material genético (um é o clone do outro), e portanto serão sempre do mesmo sexo.