• Matéria: Filosofia
  • Autor: rafaelloko9owr75c
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto a seguir:



Os preconceitos quanto à ascendência étnica combinados com ações discriminatórias aumentaram significativamente nos séculos 19 e 20 com a expansão do nacionalismo. Esse novo ambiente ideológico começou afetando a Europa e o Oriente Médio, embora rapidamente tenha se espalhado para outras regiões do mundo. O nacionalismo estimulou novos projetos políticos que levariam à reinvenção ou à afirmação de identidades, além da divisão ou fusão de Estados organizados de acordo com a lógica imperial ou com a tradição local. A enorme reorganização política e social do período teve o seu impacto sobre preconceitos étnicos. A definição de inimigo ou inimigos se assentava nas discordâncias nacionais, que incluíam pressupostos acerca da religião e da raça.



Fonte: BETHENCOURT, F. Racismos: Das Cruzadas ao século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 291.
A propósito da relação entre nacionalismos e preconceitos, é possível afirmar que:
Grupo de respostas da pergunta

Nacionalismo é um sentimento natural dos povos, uma vez que todos os indivíduos necessariamente devem se orgulhar das conquistas de suas ações, de modo que não se trata de uma ideologia, mas sim de um fato presente na composição psíquica de todos os seres humanos.

O nacionalismo está relacionado com a própria reinvenção das identidades modernas que, entretanto, podem apresentar efeitos negativos no que diz respeito à identificação de grupos étnicos diferentes, compreendidos por certos grupos nacionalistas como inferiores.

Durante os séculos 19 e 20, a religião e a identidade étnica foram pouco mobilizadas para demarcar sentimentos nacionalistas.

“Religião” e “raça” não são componentes presentes nos discursos nacionalistas modernos.

O autor exagera ao associar o surgimento das ideologias nacionalistas com a intensificação de preconceitos étnicos, uma vez que na história contemporânea não ocorreram violências étnicas respaldadas por discursos nacionalistas.

Respostas

respondido por: smysalim
29

Resposta:

O nacionalismo está relacionado com a própria reinvenção das identidades modernas que, entretanto, podem apresentar efeitos negativos no que diz respeito à identificação de grupos étnicos diferentes, compreendidos por certos grupos nacionalistas como inferiores.

Explicação:

De fato, como aponta Bethencourt, grupos nacionalistas ao longo dos séculos 19 e 20 se valeram de suas identidades para subjugar outros povos de origens étnicas distintas. O nacionalismo está relacionado com a própria reinvenção das identidades modernas que, entretanto, podem apresentar efeitos negativos no que diz respeito à identificação de grupos étnicos diferentes, compreendidos por certos grupos nacionalistas como inferiores.

respondido por: Matheusieti
5

A ideia de nacionalismo nos mostra a reinvenção das identidades modernas, ou seja, ela constrói um olhar sobre a identificação das ideologias, das relações étnicas e o respeito a cada um dos membros desse espaço, apesar de na prática, este fato não acontecer. Letra B. Na teoria, o Nacionalismo significa amor pela pátria e enquanto não for exacerbado é algo bom. Une a população em torno de um bem comum que é a sua nação.

Como observamos o nacionalismo?

O nacionalismo pode ser entendido através da consciência de fazer parte de um território, nesse caso a nação, seguindo os costumes, valores e princípios dessa mesma nação.

Mais sobre a ideia de identidade:

https://brainly.com.br/tarefa/17153370

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares