Na indução, o foco não é a conclusão, mas as premissas. Em outras palavras, no raciocínio indutivo o que realmente interessa é a probabilidade de conclusão. A indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução, parte da experiência sensível, dos dados particulares. Com base nessas informações, analise os casos abaixo:.
I) O cobre é condutor de eletricidade, assim como a prata, o ouro, o ferro, o zinco e outros metais.
Logo, todo metal é condutor de eletricidade.
II) Todos os homens são mortais.
Sócrates é um homem.
Logo, Sócrates é mortal.
III) Todos os cães que foram observados tinham um coração.
Logo, todos os cães têm um coração.
Qual(is) desses itens é(são) exemplo(s) de indução?
Alternativas:
a)
Apenas os itens I e II.
b)
Apenas os itens I e III.
c)
Apenas os itens II e III.
Alternativa assinalada
d)
Apenas o item II.
2)
A lógica auxilia na estruturação do pensamento. Além disso, alguns conceitos importantes da lógica são: argumento, validade e verdade, e as operações lógicas e cálculo proposicional, que é realizado com proposições compostas, as quais eram constituídas por proposições simples interligadas por conectivos lógicos. O cálculo de predicados é uma extensão dos estudos sobre lógica e cuja importância consiste em sanar insuficiências da lógica proposicional. Baseado nessas informações, analise as seguintes afirmações a classifique-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
I) O cálculo de predicados visa sanar insuficiências do cálculo proposicional.
II) No cálculo de predicados, o cálculo proposicional é unido com conceitos de quantificadores.
III) Simbolicamente, o termo é representado com letra minúscula, enquanto a letra maiúscula que representa o predicado.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
V, V, V
b)
V, F, F
c)
V, F, F
Alternativa assinalada
d)
F, V, F
3)
Na indução, o foco não é a conclusão, mas as premissas. Em outras palavras, no raciocínio indutivo o que realmente interessa é a probabilidade de conclusão. Assim, podemos entender que o raciocínio indutivo é aquele que, partindo de fatos particulares, é possível obter uma conclusão geral. Sobre a indução, silogismo estatístico e generalização estatística, analise as seguinte afirmações:
I) O silogismo estatístico e a generalização estatística podem ser considerados como inversos, mas que ambos envolvem informação estatística.
II) O silogismo estatístico e a generalização estatística são inversos no sentido de que no silogismo estatístico partimos de estatísticas relacionadas a um conjunto de indivíduos para concluirmos algo sobre um indivíduo pertencente a esse conjunto.
III) Já na generalização estatística, a partir de estatística descritiva sobre um conjunto de dados, busca-se uma conclusão para um subconjunto.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Estão corretos os itens I e III.
b)
Estão corretos os itens I e II.
c)
Estão corretos os itens II e III.
Alternativa assinalada
d)
Está correto somente o item I.
4)
As falácias de generalização apressada ocorrem quando se utiliza premissas insuficientes para conduzir a uma conclusão ou quando a amostra de onde se retiram as evidências é pequena. Já as falácias formais são constituídas por raciocínios inválidos de natureza descritiva. Com base nessas informações, o que representa o seguinte trecho?
"João está andando de bicicleta em sua cidade natal, em Sorocaba, cuidando de seu próprio negócio. A perua chega por trás dela e o motorista começa a apitar a buzina e tenta forçá-la para fora da estrada. Como ele passa, o motorista grita "ficar na calçada onde você pertence!" João vê que o carro tem placas de Osasco e conclui que todos os motoristas de Osasco são maus motoristas".
Alternativas:
a)
O trecho representa um exemplo de falácia de generalização apressada.
b)
O trecho é um exemplo de falácia formal.
Alternativa assinalada
c)
O trecho não representa uma falácia.
d)
O trecho é um exemplo de falácia formal e falácia de generalização apressada.
5)
Na operação de raciocínio, uma operação lógica se transforma em argumento. Para isso, é preciso passar por alguns princípios lógicos. Assinale a alternativa que contém os princípios básicos da lógica.
Alternativas:
a)
Contradição, Identação e terceiro excluído.
b)
Identidade; Negação e Não contradição.
c)
Identidade; Não contradição e terceiro excluído.
d)
Contradição, Negação e Exclusividade.
Alternativa assinalada
ricardosantos212:
alguem
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
1-A
2-A
3-B
4-A
5-C
Explicação:
corrigido pelo AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás