Quando trata-se de controle ambiental, fala-se a respeito de água, ar e solo, há atividades que tratam apenas de uma dessas modalidades, tratamento de água, por exemplo, no entanto, há atividades que envolvem um ou mais conceitos ao mesmo tempo e que podem impactar o meio ambiente de maneira significativa. O evento mais recente que impactou significativamente o meio ambiente, foi o desastre de Brumadinho em Minas Gerais, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, onde ocorreu o rompimento da barragem da mineradora Vale.
A barragem outrora foi utilizada para a disposição final de rejeitos de minerais, os quais eram armazenados no solo, porém continham água em sua composição. O desastre causou contaminação do solo por metais pesados, contaminação da água, diminuindo o oxigênio contido nela, além de destruir o bioma e provocando a morte de muitas pessoas e animais da região (SANTOS, 2019).
Conforme o que foi estudado a respeito do controle ambiental, analise qual procedimento de segurança deveria ser adotado para evitar essa tragédia.
Respostas
Resposta:
Para ter uma noção do que fazer para minimizar ou até evitar, a tragédia de Brumadinho, a mineradora deveria seguir à risca os relatórios emitidos por as empresas contratadas ou terceirizadas, esses entendimentos geológicos atestam a viabilidade estrutural dessas barragem de lama, em Israel, eles atendem a um conselho um tanto interessante, seus integrantes somam-se 12 ao total se 11 concordam o último ele é obrigado a discordar, fomentar conjecturas e discuti-las com os demais, entretanto aqui no Brasil estamos a nos referir a maior mineradora do mundo, temos engenheiros extremamente qualificados, partindo desse pressuposto, a eng. de Meio Ambiente deveria ter catalogado toda a fauna e flora como também instalar barreiras de contenção em concreto, me refiro a barreiras de 0,40mts espessura, 5,00 mts de comprimento e 6,00mts de altura , ficando 0,40x5,00x6,00, não de forma linear mas alternada, acompanhando a área de 'APP' do rio Doce,100 metros para direita sentido montante barragem leito do rio e na outra margem, uma espécie de compensação ambiental com a inserção de árvores, gramíneas, alocando os biomas que ficaram sujeitos, ao deslocamento do maciço.
Explicação:
Pode-se observar diversas irregularidades no acidente ambiental em Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019, tanto pela empresa mineradora, quanto pelo Poder Público fiscalizador.
Primeiro, se a fiscalização ambiental do município, do estado ou até federal (conforme a competência fiscal) tivessem atentado para o fato de que o tipo de barragem existente não era o apropriado para aquela determinada situação, e tivessem exigido a adequação, dando as punições necessárias, poderia, em parte, ter evitado o ocorrido.
Quanto a parte da empresa, que aceitou a construção da barragem daquela forma, sabendo qual seria a mais apropriada e dos riscos que correria, caso permanecesse no erro, foi totalmente conivente. A prevenção, a partir de ações que protejam e evitem tragédias como essa, são a maior defesa.
Mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/25051863