Uma das principais polêmicas na atualidade, dentro do ambiente escolar, é o preconceito. Vivemos um período em que a diversidade é uma realidade. A moralização do tema leva a conflitos e, muitas vezes, a atos de violência dentro do ambiente escolar. Não podemos deixar de considerar o quanto a educação tem responsabilidade em responder de forma coerente as questões de preconceito, e este tema pode ser tratado com a ajuda da filososfia. Para isso, temos que considerar a condição humana na sociedade, o respeito, a escolha e a forma diferenciada que cada um trabalha seus valores, sua identificação.
Neste sentido, sobre a questão do preconceito na escola e o papel da filosofia na educação, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativa 1:
Há uma separação nítida entre racionalidade e comportamento social. Enquanto a razão deve nortear a busca pelo conhecimento, a emoção deve ser determinante em relação a diversidade.
Alternativa 2:
Estamos em uma sociedade democrática de direito. Ela é fundada na imposição de normas para todos e temos que obedecê-las. Logo, a liberdade de gênero e a questão da diversidade estão prevista de forma clara e rígida na Constituição de 1988.
Alternativa 3:
A escola deve se eximir de discutir determinados temas. O trabalho sobre o preconceito deve ser uma discussão doméstica. A formação da sociedade brasileira é de um perfil de consciência sobre a sua formação e as transformações que a sociedade vive na atualidade.
Alternativa 4:
Não podemos considerar que a filosofia ou qualquer outro campo de conhecimento da área de humanas tem a capacidade de análise sobre questões como gênero e diversidade. O problema se sustenta na particularidade, e deve-se forçar as pessoas a compreenderem que existe um padrão de comportamento que deve ser respeitado e comprovado cientificamente.
Alternativa 5:
Há um desconhecimento sobre a formação social brasileira e sobre os conceitos mais amplos sobre a existência humana. A filosofia pode ser um campo fundamental para se abordar temas como o preconceito e a questão de gênero. Contudo, há que se ter formação e habilidade do docente e da proposta educacional diante de uma sociedade marcada pela resistência moral e pelo radicalismo de opinião e ação que impera no país hoje
Respostas
Alternativa 5:
A filosofia na área de educação pode representar uma importante ferramenta para o entendimento de diversas temáticas, como preconceito e questões de gênero, por ser capaz de estimular o questionamento.
Diante disso, a partir destes elementos, os indivíduos tornam-se mais capazes de se tornarem conscientes e agir de forma ética e moral, principalmente a partir da luta pela extinção do preconceito e discriminação.
Resposta:
Correta alternativa 5:
Há um desconhecimento sobre a formação social brasileira e sobre os conceitos mais amplos sobre a existência humana. A filosofia pode ser um campo fundamental para se abordar temas como o preconceito e a questão de gênero. Contudo, há que se ter formação e habilidade do docente e da proposta educacional diante de uma sociedade marcada pela resistência moral e pelo radicalismo de opinião e ação que impera no país hoje.
Explicação: