• Matéria: Contabilidade
  • Autor: raiane1792
  • Perguntado 7 anos atrás

é muito comum as mercadorias serem tributadas por substituição tributaria. dessa forma, as mercadorias são tributadas na fonte, ou seja, no momento que saem da fabrica e não nos comercios onde são revendidas. essa modalidade é mais pratica, uma vez que o estado precisa fiscalizar apenas a retenção do icms nas vendas em suas fontes e não nos revendedores. sobre a forma em que ocorre a incidencia
do imcs substituição tributaria , classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:

Respostas

respondido por: polianafferreira
0

A substituição tributária trata-se de um regime onde a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) fica sendo atribuída a contribuinte que não o próprio gerador da ação de venda.

Na prática, uma única empresa fica sendo responsável por recolher o ICMS devido em toda a cadeia, atuando então como um substituto tributário sobre os outros envolvidos nas operações. Desse modo, a arrecadação do imposto geralmente se concentra em indústrias e importadores.

Sua questão está incompleta, mas tentei ajudar.

Bons estudos!

respondido por: evelinkistner1
2

Resposta:

As sentenças I, II e III estão corretas.

Explicação:

I- A sigla "BC ST" na fórmula se refere à base de cálculo da substituição tributária apurada conforme regra aplicável ao produto.

II- A sigla "Al" na fórmula se refere à alíquota interna aplicável ao produto.

III- O ICMS operação própria se refere ao ICMS incidente sobre a operação praticada pelo próprio remetente.  

IV- A sigla "BC ST" na fórmula se refere à base conceitual trazida pela legislação tributária que define em quais casos se é permitida a utilização da Substituição Tributária.

Perguntas similares