• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: laraverass
  • Perguntado 7 anos atrás

Pedro costumava transitar por aquela via pública com bastante atenção, pois tinha conhecimento dos riscos que seria dirigir de forma mais agressiva numa rua com trânsito intenso e inúmeras pessoas trabalhando e/ou a caminho do trabalho. Mas naquela sexta-feira, ele conseguiu largar mais cedo do trabalho e parou no bar da esquina para um “happy hour” com seus amigos. Ele pretendia chegar em casa até às 19h, devido à comemoração do aniversário de seu filho. Por isso, quando atentou que havia passado do horário de ir embora, ficou ansioso, pois queria cumprir a promessa ao filho. Assim, deixou o dinheiro com um dos colegas para pagar a conta. Dirigindo apressadamente até a sua casa, perdeu a direção do veículo e avançou sobre um senhor que vendia flores no semáforo, o qual não resistiu ao impacto com o veículo e faleceu no local.
2) É possível afirmar que Pedro é um sujeito ético-moral? Justifique.

Respostas

respondido por: winederrn
5

Não.

Na verdade, é possível constatar que Pedro descumpriu às normas legais relacionadas ao uso de bebidas. Desse modo, a ação dele não refletiu preocupação com o próximo (pedestre) e com si mesmo.

Entenda que a Ética representa um conjunto de normas que orientam o comportamento do indivíduo para a vida em sociedade.

Desse modo, podemos considerar que Pedro não foi capaz de controlar os seus impulsos, o que ocasionou o acidente com a vítima fatal.

Até a próxima!

Perguntas similares