O conceito de Cultura é central para a Antropologia, sua parte mais elementar. Na obra "A Invenção da Cultura", o antropólogo Roy Wagner desenvolve essa reflexão, discutindo, ainda, a cultura como uma criação da mente do antropólogo. Segundo Roy, a cultura é uma invenção. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir: I- Com isso, o antropólogo critica as perspectivas de uma cultura universal, única, voltando-se para uma pluralidade possível de observar as culturas. II- Segundo Roy, a noção de cultura é uma construção aberta e criativa realizada na experiência do antropólogo, de suas investigações e origem social. III- Segundo Roy, a etnografia é um trabalho insuficiente para que a Antropologia seja considerada uma Ciência, apresentando-se, então, como uma ciência inventada. IV- A partir da etnografia, o antropólogo experiencia a relativização da sua própria cultura para acessar a cultura do outro, questionando as suas próprias categorias, resultando num esforço de invenção e reinvenção. Assinale a alternativa CORRETA: a) As afirmativas I, II e IV estão corretas. b) As afirmativas II, III e IV estão corretas. c) As afirmativas I, III e IV estão corretas. d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
25
A alternativa A está correta.
O mundo natural é aquele o qual o ser social convive com outros indivíduos.
Deste modo, a cultura, abriga todos os campos que vão desdeb essas divisões.
Assim, em uma sociedade moderna, a grande pluralidade cultural abriga elementos próprios que quando se unem, tornam-se coletivos, e, se projetam dentro do cotidiano do homem.
Assim, a evolução da antropologia, colocou por terra as visões etnocêntricas nos afirmando como sociedades e grupos plurais, não devendo sobrepor uma cultura sobre a outra.
respondido por:
5
RESPOSTA :
LETRA : B
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás