O filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980) foi um dos pensadores que abordou de forma ampla e profunda o tema da liberdade humana. Ele pode ser considerado um dos grandes elaboradores do existencialismo.
FARIA, J. S. Filosofia. Maringá: UniCesumar, Reimpressão, 2019.
Diante disso, leia atentamente as afirmações a baixo e identifique quais são ideias de Sartre:
I. O ser humano é um ser de escolhas;
II. A consciência humana é intencional;
III. O ser humano é sempre o responsável pelas suas escolhas.
IV. Há um mundo em que ele é governado por um ente eterno e bom.
V. A liberdade é o fim último de todas as pessoas que bem e a paz entre os povos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II apenas.
Alternativa 2:
II e IV apenas.
Alternativa 3:
I, II e III apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV apenas.
Alternativa 5:
III, IV e V apenas.
Respostas
Sobre as ideias de Sartre:
Alternativa correta: 3: I, II e III apenas.
Sartre pertence a corrente filosófica do existencialismo que defende que a existência precede a essência, ou em outras palavras, é necessário partir da subjetividade.
Significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo, e que só depois se define. O homem de início não é nada, apenas posteriormente será alguma coisa, e será aquilo que fizer de si mesmo.
Dessa forma não existe natureza humana, visto que, não existe um Deus para criá-lo. Assim, o existencialismo põe todo homem na posse do que ele é, e submete à responsabilidade total de sua existência.
Com efeito, se a existência precede a essência, nada poderá jamais ser explicado por referência a uma natureza humana dada e definitiva; ou seja, não existe determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade.
Por isso, o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.
Bons estudos!