A política é parte da superestrutura social e se constitui como elemento dependente da infraestrutura econômica, sendo esta a instância em que as relações de produção e de dominação da classe burguesa sobre a classe trabalhadora se estabelecem. Ocorre que, dada à dinâmica do processo produtivo capitalista, produz-se uma segmentação perversa dos elementos necessários à produção e reprodução da sobrevivência. De um lado, observa-se o monopólio dos bens de produção, o capital, pelos burgueses e, de outro, uma massa proletária destituída de posses, que é obrigada a vender, em condições indignas, sua força de trabalho. Dessa dinâmica relacional fortemente estruturada e hierarquizada, o burguês extrai um poder que se manifesta e se reforça em todas as dimensões da vida social. Esvaia-se, assim, o potencial emancipador do trabalho e se estabelece, com isso, uma relação de dominação que afirma cada vez mais a supremacia da burguesia e a alienação e a miséria da classe trabalhadora. Nesse contexto temos a formação do pensamento político moderno. Adaptado de: . Acesso em: 07 fev.. 2019. Sobre o exposto, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: No Estado Moderno surgem pensadores como Aristóteles e Montesquieu. Alternativa 2: Tomás Campanella era idealizador de uma sociedade que não existia concretamente em nenhum lugar e, por essa razão, ficou conhecido como utopista. Alternativa 3: A igreja não influenciava no pensamento político, visto que, com o Tratado de Latrão, houve uma separação dos poderes, não podendo mais existir a interferência da mesma. Alternativa 4: O Estado Liberal surgiu no contexto de expansão do mercantilismo, assumindo o controle em um momento em que se chocavam os interesses dos filósofos e da burguesia. Alternativa 5: O modelo ideal, também almejado por muitos pensadores, era a democracia, por considerarem que ela de fato levaria a vontade do povo para o âmbito político, proporcionando assim mais igualdade na sociedade.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
O modelo ideal, também almejado por muitos pensadores, era a democracia, por considerarem que ela de fato levaria a vontade do povo para o âmbito político, proporcionando assim mais igualdade na sociedade.
Explicação:
robertosc:
Resposta correta está na página 50, inicio do segundo parágrafo. Alternativa 2!!!!!
Tomás Campanella era idealizador de uma sociedade que não existia concretamente em nenhum lugar e, por essa razão, ficou conhecido como utopista.
presta atenção no nome: trata-se de Thomas Morus e Campanella. não sei qual é a certa ainda, mas sei que a II esta errada.
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 5:
O modelo ideal, também almejado por muitos pensadores, era a democracia, por considerarem que ela de fato levaria a vontade do povo para o âmbito político, proporcionando assim mais igualdade na sociedade.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás