• Matéria: Saúde
  • Autor: alestrapasson
  • Perguntado 7 anos atrás

“Em maio de 2018, um homem idoso foi admitido no Hospital Mount Sinai, para uma cirurgia abdominal. Exames revelaram que ele havia sido infectado por um fungo descoberto há pouco tempo. Os médicos rapidamente ordenaram que ele fosse colocado em isolamento na unidade de tratamento intensivo”. Esse é apenas um caso de micose invasiva, sobre estas, analise as afirmativas a seguir:


I — Aspergillus fumigatus é um fungo filamentosos, este é a causa mais frequente de aspergilose, provocando um quadro de pneumonia disseminada e crônica com expectoração, tosse e falta de ar, em indivíduos imunocomprometidos, podem afetar outros órgãos além do pulmão.

II — Cryptococcus neoformans é um fungo de caráter oportunista que acomete crianças e jovens sem evidência de imunodepressão aparente. Enquanto, C gattii, presente no continente europeu, representa a principal causa de meningoencefalite e morte em indivíduos imunocomprometidos.

III — Histoplasma sp. é um fungo dimórfico, transmitida pela inalação de conídios em excretas de aves e morcegos, doença caracterizada como "doença da caverna".

IV — Candida sp. é um fungo exógeno que pode atingir o hospedeiro de modo sistêmico, mediante a infecção sanguínea por cateter venoso, geralmente inoculada em cirurgias de grande porte. A terapia antibacteriana de amplo espectro é requerida, juntamente com hiperalimentação parenteral.

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:

a. I e III, apenas.

b. III e IV, apenas.

c. I, II, III e IV.

d. IV, apenas.

e. I, apenas.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
3

A  alternativa correta é a a. I e III, apenas.

As infecções pelas espécies de Aspergillus causam um largo espectro de doenças nos humanos dependendo do estado imune do hospedeiro. Dentre as manifestações que podem ser causadas pelo Aspergillus, a mais grave é sem dúvida a aspergilose pulmonar invasiva.

As espécies não-albicans como a Candida glabrata, C. tropicalis e outras são responsáveis pelos casos restantes de infecção fúngica vulvovaginal. Observa-se que a prevalência de vulvovaginite por Candida sp causada por espécies não-albicans vem aumentando nas últimas décadas.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares