O sistema de estagiamento laboratorial da infecção recente, definido na classificação de Fiebig possui diferentes fases.
Em relação aos estágios é correto afirmar que:
Escolha uma:
A. No estágio III os testes para RNA viral, antígeno p24 e ELISA (sensíveis à detecção de IgM anti-HIV) s e o Western Blot são reagentes.
B. O estágio inicial (zero), ou período de eclipse é caracterizado pela presença de RNA do vírus como marcador no sangue de um indivíduo infectado.
C. No estágio II, os testes para RNA viral e antígeno p24 são positivos e já é possível detectar o HIV por meio dos testes imunológicos do tipo ELISA e Western Blot.
D. No estágio I, o RNA viral é consistentemente detectável em amostras de sangue, e nenhum outro ensaio laboratorial é positivo.
E. No estágio IV somente os testes para detecção de anticorpos são reagentes.
Respostas
A alternativa A) é a correta.
No estagio inicial não é possível detectar nada por nenhum meio, nem por ELISA, nem por WB, nem buscando o RNA viral.
No estagio II, o WB não é eficiente.
A AIDs é uma doença muito grave, causada por vírus que atacam o sistema imune, principalmente os linfáticos T e B e macrófagos.
Ao atacar as células de defesa do corpo, o organismo fica susceptível a infecções secundarias, como as de bactérias, vírus e fungos, sem poder se defender, ou seja, a AIDs em si não mata, o que mata são as infecções causadas pela falta de um sistema imune integro.
Resposta: LETRA - C. No estágio II, os testes para RNA viral e antígeno p24 são positivos e já é possível detectar o HIV por meio dos testes imunológicos do tipo ELISA e Western Blot.
Explicação: De acordo com o proposto pelo Ministério da Saúde, a infecção pelo vírus HIV, pode ser feita a partir do contágio recente, com o uso específico de marcadores, de acordo com o estágio do vírus dentro do nosso corpo. Os marcadores identificam o vírus de acordo com a sua reatividade, o que permite a identificação do vírus em diversas situações, como é o caso do RNA viral e antígeno p24 ELISA e Western Blot.