• Matéria: Filosofia
  • Autor: wellingtonlavrattigr
  • Perguntado 7 anos atrás

sistemas éticos apresentados (de Aristóteles, São Tomás de Aquino e Kant)

Respostas

respondido por: thalesfera123456789
0
A ética aristotélica volta-se para a obtenção da felicidade mediate ações realizadas “virtuosamente” mediante um “justo meio” - não pecar por falta nem excesso em suas decisões. Logo, prazer, fama, honra, riqueza não são a finalidade do homem, mas sim agir sob reflexão do bem em prol da Eudaimonia (estado de realização de espírito).


São Tomás de Aquino defende que uma vida ética retoma direciona-la para Deus, valorizando temas voltados à eternidade e nas virtudes do ser humano. Voltar a vida para si em prol de poder e riqueza seria ir no sentido contrário ao seu pensamento.


Kant possui uma ética formal: não basta a finalidade das ações serem corretas se a forma/meio que elas são feitas não for.
Immanuel afirma que o homem deve prezar pela verdade, deve agir de forma autônoma (sair de sua menoridade e não ser submisso-heteronomia).


Além disso, necessita ponderar seus atos de acordo com o Imperativo categórico: O que eu estou fazendo é uma lei universal/ aplica-se para todos? Estou fazendo por meio de uma razão prática, objetiva e autônoma? Será válida e aceita por todos independentemente das diferenças culturais, religiosas e individuais? Se sim, irei fazê-la.

Abraço! Boa pergunta!!

Perguntas similares