Nunca é demais lembrar que a Filosofia da Educação não é uma revisita à história da Filosofia. O seu
objeto de preocupação e estudo são as condições reais da educação, tais como se desenham a cada
momento histórico, e o recurso às referências históricas só se justifica quando se precisa estabelecer
algumas balizas contextuais ou quando se trata de evidenciar a historicidade das manifestações lógicoconceituais do pensamento humano. Trata-se, pois, de uma reflexão analítica e crítica sobre a
problemática da educação, com o propósito de tentar decifrar o seu sentido possível. Entretanto, por
outro lado, é também oportuno lembrar que, embora precise considerar os conhecimentos produzidos
pelas Ciências da Educação e pelas Ciências Humanas, a perspectiva filosófica é diferente dessas
ciências, dada sua intenção de buscar fundamentos, entendidos estes como nexos conceituais
explicativos. Isso justifica a démarche filosófica como exercício mais autônomo da subjetividade em
relação a procedimentos metodológicos e técnicos e a abordagens empíricas dos fenômenos, objetos
das ciências. A questão fundamental que cabe à Filosofia da Educação responder é aquela do sentido e
da finalidade da educação. Em assim sendo, sua perspectiva é diferente daquela da Sociologia da
Educação, da Psicologia da Educação, da História da Educação, da Economia da Educação etc.,
encarregadas de estudar os fatos educativos sob os diversos aspectos de suas manifestações
concretas. Sobre os conceitos filosóficos e sua aplicação na educação: I. As posições teóricas elaboradas
pelos pensadores frankfurtianos, particularmente por Adorno e Horkheimer, inauguram uma concepção
diferenciada da educação, que não se expressaria mais nem como formação ética do sujeito pessoal nem
como formação política do sujeito coletivo, mas como formação cultural, conceituada como realização
antropológica tout court, sem qualquer adjetivação de qualquer natureza e, no rastro dessa ideia
originante, a grande maioria das manifestações da filosofia contemporânea vai avançando no sentido de
se conceber essa formação como a própria substância da educação.II.Tendo em conta a
insustentabilidade das referências ético-políticas das tradições metafísica e iluminista, o novo conceito
de educação, que vem sendo forjado no contexto da contemporaneidade - questionadas a
universalidade, a transcendentalidade e a apoditicidade dos valores -, vai partir da condição de
contingência imanente do próprio sujeito, assim a proposta possível de sua educação é aquela de sua
própria formação como sujeito cultural.III. Uma nova referência para a educação precisa ser levantada e
que nela não se faça ausente a dimensão estética do existir, entretanto, essa dimensão estética é apenas
uma parte do todo, sem dúvida aquela cuja visibilidade é de mais fácil percepção e que, por não ter sido
devidamente considerada pela tradição filosófico-educacional, agora faz sua reivindicação de forma mais
ruidosa e, às vezes, até mesmo acintosa.IV. A qualificação essencial da educação emancipadora
encontra-se na dissecação visceral do nexo entre dominação e racionalidade, assim a educação crítica só
pode realizar-se como reconstrução crítica da racionalidade social, revelando a deformação que produz
em face de sua reificação e conduzindo-a a uma clara exposição de suas contradições e, por essa via,
apreendendo nela as possibilidades alternativas. SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da
formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 32, n. 3, p. 619-634,
Dec. 2006.Em relação ao contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
A) I, II, III e IV.
B) III e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
114
III e IV estão corretas.
A teoria positivista serve de base para a pesquisa e para a formação do indivíduo no campo acadêmico, ou seja, até os dias de hoje ela é relevante e não insustentável.
A filosofia da educação, está disposta a discutir e questionar a construção do conhecimento na escola.
Assim, é interessante notar que o aliamento dessas duas correntes, fortalece o ensino, e, poderá auxiliar no entendimento do aluno sobre o espaço escolar e suas dúvidas quanto o mundo ao seu redor, podendo assim aplicar esse conteúdo em sociedade.
respondido por:
57
Resposta:
Questões 3 e 4 verdadeiras
Explicação:
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