• Matéria: Filosofia
  • Autor: indyfreitasp7b0ka
  • Perguntado 7 anos atrás

1. Dentro do contexto do capítulo seis, considere o texto abaixo:
A palavra messias significa “o ungido”, numa referência à maneira como o rei de Israel era ungido com óleos ao subir ao trono. A palavra messias traduzida para o grego é christos. Dessa forma, Jesus Cristo é o nome que reconhece em Jesus o esperado messias.
Desde o princípio, sua mensagem esteve centrada no reino de Deus, no conceito de um pai amoroso, no seu próprio sacrifício expiatório, no arrependimento e na fé. Embora se anunciasse como o Cristo, evitou que as pessoas o soubessem, porque temia que o termo fosse colocado em associação com as aspirações nacionalista-revolucionárias latentes. Só quando a hora da morte se aproximou é que assumiu sua messianidade, pois via nessa morte sacrificial a sua glória suprema, enquanto o Cristo de Deus.
(STEFFEN, R. Cristianismo: história e expansão In: Cultura Religiosa. Canoas: Editora da ULBRA, p.130)

Agora, considere as assertivas, levando em consideração o enunciado e os conteúdos desenvolvidos no livro texto:

I- Jesus foi, sobretudo, um messias político, que pretendia inaugurar um reino israelense, libertando a Palestina do domínio romano.
II- Jesus assumiu publicamente sua messianidade desde sua infância a fim de inaugurar o reino de Israel com sua circuncisão.
III- A messianidade de Jesus está centrada em sua morte redentora e expiatória a qual, segundo a fé cristã, conquistou o perdão de Deus para a humanidade
IV- O judaísmo moderno não considera Jesus como o Messias profetizado no Antigo Testamento, por isso muitos judeus ainda aguardam a vinda do Messias.
V- Jesus excluiu o caráter nacionalista de sua messianidade pela influência antinacionalista do mundo greco-romano.

Levando em conta o texto, estão corretas as assertivas:
A) I, II, III, IV e V
B) Apenas I e II
C) Apenas II e III
D) Apenas I, IV e V

Respostas

respondido por: Joselittle
10

A alternativa correta é a letra D

A alternativa II está incorreta, pois Jesus não assumiu sua messianidade desde a infância, tendo apenas o feito depois, na ocasião da chegada da hora da sua morte, pois considerou este sacrifício como sendo de maior importância para sua jornada em nome de Deus.

A alternativa III está incorreta, pois a messianidade de Jesus Cristo não estava centrada apenas em sua morte como sacrifício, mas também na mensagem acerca do reino de Deus, entre outros ensinamentos.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas similares