“A forma passiva de um verbo consiste em duas partes: Seja (no tempo verbal apropriado) + particípio passado do verbo principal. [...] ” (KIMINAMI, 2018, p. 135)
Leia o seguinte exemplo de resumo:
“Seeing Subject traça uma história literária da Grã-Bretanha moderna, que começa com Dorian Gray examinando obsessivamente as mudanças de seu retrato e termina na visita de Virginia Woolf ao cinema, onde ela achava que o público era“ selvagem assistindo as fotos ”. Focando em como a literatura Os séculos XIX e XX consideravam as imagens como possuindo uma força modeladora sobre como as identidades são entendidas e executadas. Argumento que os modernistas na Grã-Bretanha sentiam que as imagens mediadas estavam alterando, e não meramente representando, a identidade britânica. À medida que a economia da Grã-Bretanha se expandia para alcance imperial e influência global sem precedentes, novas tecnologias visuais também possibilitaram renderizar imagens selecionadas de todo o mundo britânico - de suas colônias mais distantes à mais sombria de Londres - para a pequena nação insular, complicando profunda e irrevogavelmente a identidade britânica. Em resposta, Oscar Wilde, Joseph Conrad, T. S. Eliot e outros procuraram entender melhor como a identidade era reconhecida, particularmente visualmente. Ao explorar como a pintura, a fotografia, as exposições coloniais e o cinema procuravam gerenciar representações visuais da identidade, esses modernistas descobriram que o reconhecimento começava reconhecendo o familiar, mas também ia além, reconhecendo o que era estranho e novo. Lendo o reconhecimento e o não reconhecimento como características cruciais dos textos modernistas, a Seeing Subject defende uma nova compreensão de como surgiu a experimentação formal do modernismo e como ele pede respostas dos leitores hoje em dia. ”.
Levando em consideração o trecho e as informações sobre os tempos de voz passivos, analise as seguintes afirmações.
I. A frase "Em resposta, Oscar Wilde, Joseph Conrad, T. S. Eliot e outros procuraram entender melhor como a identidade era reconhecida, particularmente visualmente" tem um exemplo de voz passiva em "foi reconhecida".
II A frase “[...] esses modernistas descobriram que o reconhecimento começou reconhecendo o familiar, mas também foi mais longe ao reconhecer o que era estranho e novo também” tem um exemplo de voz passiva em “o que era estranho e novo também”.
III A frase "Seeing Subject defende uma nova compreensão de como a experimentação formal do modernismo surgiu [...]" não está no tempo da voz passiva.
IV A frase “Seeing Subject traça uma história literária da Grã-Bretanha moderna […]” no tempo da voz passiva deve ser escrita como “uma história literária da Grã-Bretanha moderna foi traçada por Seeing Subject […]”.
Está correto o que é afirmado em:
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4: I, III e IV, apenas.
I. A frase "Em resposta, Oscar Wilde, Joseph Conrad, T. S. Eliot e outros procuraram entender melhor como a identidade era reconhecida, particularmente visualmente" tem um exemplo de voz passiva em "foi reconhecida". - correto - porque tem um verbo no passado (foi) e um verbo no particípio passado (reconhecida)
II A frase “[...] esses modernistas descobriram que o reconhecimento começou reconhecendo o familiar, mas também foi mais longe ao reconhecer o que era estranho e novo também” tem um exemplo de voz passiva em “o que era estranho e novo também”. Falso
III A frase "Seeing Subject defende uma nova compreensão de como a experimentação formal do modernismo surgiu [...]" não está no tempo da voz passiva. - correto
IV A frase “Seeing Subject traça uma história literária da Grã-Bretanha moderna […]” no tempo da voz passiva deve ser escrita como “uma história literária da Grã-Bretanha moderna foi traçada por Seeing Subject […]”. correto - porque tem um verbo no passado (foi) e um verbo no particípio passado (traçada)
Explicação: