Souza (2016, p. 141) afirma que as condições de produção fazem parte da exterioridade linguística, ou seja, a língua escapa da literalidade e das normas gramaticais conservadoras e produz efeitos de sentidos, conforme a posição sujeito discursiva daquele que enuncia.
Nesse sentido, leia os textos que seguem:
Tema: Reforma da Previdência 2019.
a) Situação: sobre a Reforma da Previdência, segundo o Ministro da Economia Paulo Guedes.
Guedes: Reforma é para reduzir desigualdades e eliminar privilégios.
b) Oposição: sobre a Reforma da Previdência, segundo a Força Sindical.
Força Sindical diz que reforma da Previdência é “nefasta” e marca protesto.
Em relação aos textos a e b, analise o tema "Reforma da Previdência" e assinale a alternativa correta sobre a posição sujeito discursiva.
I) O Ministro da Economia Paulo Guedes, sob a responsabilidade de agilizar o trâmite da Reforma da Previdência, se posiciona, discursivamente, a favor dela justificando o seu dizer favorável pelos verbos “reduzir” e “eliminar”.
II) Pela posição sujeito do Ministro Paulo Guedes, enquanto membro da equipe presidencial, seu discurso somente pode ser enunciado com palavras que produzem efeitos de sentidos favoráveis à Reforma, conforme materializados em “reduzir” desigualdades e “eliminar” privilégios.
III) Pela posição sujeito da Força Sindical, enquanto instituição que defende a classe trabalhadora, a posição sujeito discursiva é contrária à Reforma por reduzir direitos e contemplar a classe com mais anos de trabalho, conforme materializado nas palavras “nefasta” e “protesto”.
IV) Pela posição sujeito da Força Sindical, enquanto instituição que defende a classe trabalhadora e luta contra a forma como a Reforma vai acontecer, seus integrantes devem negar que a Reforma beneficiará a classe.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, II e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
9
Alternativa 5: I, II, III e IV.
Paulo Guedes, Ministro da Economia, com o objetivo de agilizar o tramite da Reforma da Previdência, se posicionou a favor de forma a justificar de forma a visar a redução e a eliminação.
De acordo com a posição, de Paulo Guedes, sendo membro da equipe presidencial, discursa apenas pelo enunciado a palavras de produção de efeitos de sentidos favoráveis à Reforma, de acordo com o materializado na redução de desigualdades e da eliminação de privilégios.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás