1. Texto I Já nas primeiras horas de vida, o mundo entra pela boca. Juntamente com o leite, o bebê recebe o calor, o toque e o cheiro de quem o alimenta. Sente, ainda que de forma sutil, a presença — ou a falta — do afeto. E, depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento. Ao longo da existência, as relações continuam permeadas pelos significados simbólicos que a comida assume na vida de cada um, seja na recusa do anoréxico, seja na voracidade do bulímico, seja na relação de amor e ódio dos obesos com os alimentos. LEAL, G. Fome de quê? Mente e cérebro, n.11 (edição especial), p. 41, set. 2005. Texto II Combinação tipicamente nacional, a dupla feijão e arroz foi citada, mas não o suficiente para integrar a lista dos 15 alimentos que deveriam estar no cardápio do brasileiro pelo menos uma vez por semana. A seleção foi o resultado de pesquisa realizada com especialistas — médicos, nutricionistas e nutrólogos. Considerando os textos I e II, assinale a opção correta: a) Ao afirmar que “depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento”, o texto I se refere a aspectos das dimensões sociais e antropológicas que influenciam a alimentação. b) A ingestão do leite pelo bebê, referida no texto I, constitui comportamento não automático relacionado à vida e que envolve respiração, digestão e alimentação. c) A busca pela modernidade alimentar, que se traduz pela praticidade e rapidez de refeições compostas de alimentos prontos e pela garantia de comida saudável e variada, justifica, com relação ao feijão e ao arroz, o resultado da pesquisa referida no texto II. d) Especialistas apresentam preocupação com as quantidades de arroz e feijão consumidas pelos brasileiros, como pode ser inferido do texto II. e) O resultado da pesquisa mencionado no texto II é consequência do que se denomina atualmente prática reconstruída e confirma a ideia de que um bom almoço se compõe de arroz, feijão, carne e salada.
Respostas
Resposta:
Ao afirmar que, "depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento", o texto I se refere a aspectos das dimensões sociais e antropológicas que influenciam a alimentação.
a) Ao afirmar que “depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento”, o texto I se refere a aspectos das dimensões sociais e antropológicas que influenciam a alimentação.
Os distúrbios alimentares são presentes em todas as populações do mundo, sendo que para muitos grupos eles não se referem à falta de alimento e de nutrientes ou ao consumo inadequado.
Neste texto, a alimentação é tratada sob o olhar social e até mesmo antropológico que faz com que as pessoas desenvolvam distúrbios alimentares relacionados com a atenção e afeto que recebem ou deixam de receber desde sua chegada ao mundo. Isso inclui as relações sociais e afetivas que desenvolvem ao longo das décadas e que têm grande capacidade de afetar a relação com o alimento e com sua própria imagem.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/1583107