A construtora Irmãos Souza Ltda. participou de uma licitação na modalidade concorrência pública nacional, do tipo menor preço, para a construção de 100 quadras poliesportivas. A referida construtora ganhou a licitação, assinou o contrato e começou a executar a obra, que tinha duração prevista de 180 dias. Após 30 dias de seu início, a obra começou a ser acompanhada por um representante da administração pública. O referido representante identificou, já na primeira vistoria, uma série de irregularidades e, por não ser engenheiro civil, solicitou que um terceiro, com essa formação, fosse contratado para ajudá-lo, já que a obra era por ele considerada grande e complexa. O ente público se recusou a atender o pedido do servidor.
MONTEIRO, D. C.; SONCIN, J. M. Licitações e Contratos na Administração Pública. Maringá: Unicesumar, 2019.
Diante do cenário hipotético apresentado, analise as alternativas a seguir e assinale a opção correta quanto à solicitação feita pelo representante da administração pública.
Alternativas
Alternativa 1:
Devida, e que o ente público errou em se negar a atender seu pedido.
Alternativa 2:
Indevida, pois terceiros não podem atuar no âmbito público sem concurso.
Alternativa 3:
Indevida, logo, o ente público se posicionou de forma correta, não acatando-a.
Alternativa 4:
Devida, e que o ente público deve realizar concurso público para contratar o terceiro.
Alternativa 5:
Indevida, pois a responsabilidade da fiscalização deve ser de competência única e exclusiva de servidores públicos pertencentes ao quadro permanente.
Resposta:
Alternativa 1
Pág 141
De acordo com o art. 67 da Lei 8.666/1993, “a execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo de informações pertinentes a essa atribuição.
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
Alternativa 1
Explicação
Pág 141
De acordo com o art. 67 da Lei 8.666/1993, “a execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo de informações pertinentes a essa atribuição
Monika2408:
Alternativa 1 - Devida, e que o ente público errou em se negar a atender seu pedido. = Os contratos devem ser executados com o devido acompanhamento e fiscalização a cargo de um Representante da Administração especialmente designado para esse fim, conforme exigido pelo art. 67 da Lei n.º 8.666/93. [Acórdão 212/2009 – TCU – Segunda Câmara]
acesso em: 05 nov. 2019
respondido por:
6
Resposta:
Alternativa 1: Devida, e que o ente público errou em se negar a atender seu pedido.
Explicação:
Pag 133 livro unicesunar
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás