Respostas
Em 1836 e 1837, a produção cafeeira superou a produção açucareira, tornando o café o principal produto de exportação do Império. Os grandes latifundiários produtores de café, os chamados “Barões do café”, enriqueceram-se e garantiram o aumento da arrecadação por parte do Estado imperial.
Surgiram ainda os chamados comissários do café, homens que exerciam a função de intermediários entre os latifundiários e os exportadores. Além de controlarem a venda do produto, garantiam aos latifundiários acesso a créditos para a expansão da produção e também viabilizavam a compra de produtos importados.
resumo :
O café foi, dessa forma, um dos principais esteios da sociedade brasileira do século XIX e início do XX. Garantiu o acúmulo de capitais para a urbanização de algumas localidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e cidades do interior paulista, além de prover inicialmente os capitais necessários ao processo de industrialização do país e criar as condições para o desenvolvimento do sistema bancário.
( espero ter ajudado )
Resposta:o café chegou no brasil pelos comerciantes portugueses que o plantavam no seus quintais para consumo ou venda para quitandas mais o cafe foi enriquecendo cada vez mas se tornando um produto muito caro e muito consumido pelos países europeus assim enriquecendo a colonia portuguesa. as primeiras plantações de cafe foram em Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Explicação: