Após ser produzido pela via glicolítica no citoplasma da célula, o piruvato será enviado para a mitocôndria para dar prosseguimento no processo de metabolização de sua molécula. KAMEI, Márcia Cristina de Souza Lara. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: Unicesumar, 2019. Sobre as etapas que seguem a glicólise, podemos afirmar que: Alternativas Alternativa 1: O primeiro passo após a chegada do piruvato na matriz mitocondrial é sua conversão em acetil-CoA, que será enviado para o ciclo do ácido cítrico. Alternativa 2: O primeiro passo após a chegada do piruvato na matriz mitocondrial é sua junção com outra molécula de piruvato, que será enviado para o ciclo do ácido cítrico. Alternativa 3: O primeiro passo após a chegada do piruvato na matriz mitocondrial é sua conversão em lactato, que será enviado para o ciclo do ácido cítrico. Alternativa 4: O primeiro passo após a chegada do piruvato na matriz mitocondrial é sua entrada direta para o ciclo do ácido cítrico. Alternativa 5: O primeiro passo após a chegada do piruvato na matriz mitocondrial é sua conversão em citrato por meio de 4 reações químicas sequenciais, produzindo 1 ATP, 1 FADH2 e 3 NADH.
Respostas
respondido por:
10
A alternativa correta é: 1) é a correta.
O piruvato irá se tornar acetil CoA na mitocôndria, e irá para o ciclo de Krebs.
As moléculas de Acetil-CoA que entram, vão sendo quebradas, e o carbono perdido é ligado ao oxigênio, formando dióxido de carbono, é aí que o oxigênio é essencial, e de onde vem a maior parte dos gases que expiramos.
O ciclo de Krebs e todas as outras reações para a formação de energia nos seres vivos possuem a finalidade de preparar as moléculas corretas para a produção de energia, ou seja, são fases preparatórias que produzem pouca energia.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás