Para Maceis (2017), a introdução do artigo científico é a exposição e a delimitação do trabalho. Ou seja, deve definir o problema a ser tratado, situá-lo no contexto histórico justificando sua relevância, delimitar quais são os objetivos, fornecer informação básica para entendê-lo e determinar o escopo do estudo em questão. Diante disso, as alternativas a seguir são compostas de introduções breves de artigos científicos fictícios. Avalie-as e assinale a alternativa que apresenta a introdução mais completa.
Alternativa 1:
Este artigo é baseado em experiências de ensino na Educação a distância, ocorridas em um curso de extensão, ministrado na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no ano de 2012, aos alunos do curso de Letras Espanhol. Através do projeto de extensão - "Mito e Literatura: relações intrínsecas entre universos complementares", seu objetivo foi estudar a literatura sob um prisma particular, em um dos seus estados primordiais, ou seja, as mitologias (enquanto conjunto de mitos), as quais foram uma das primeiras manifestações literárias que formaram parte da cultura de todos os povos primitivos, e que, até os dias de hoje, sintetizam traços essenciais sobre as sociedades que os produziram.
Alternativa 2:
O mito foi a maneira que homem primitivo utilizou para explicar o que não entendia no seu entorno, e assim, existem um conjunto de mitos (mitologias) em grande parte das sociedades estabelecidas no mundo. A literatura, em geral, sempre explorou o arquétipo ou imagem primordial da humanidade, tipicamente mitológicas, como pano de fundo ou tema principal de sua narrativa. O método de investigação utilizado foi a observação da participação dos alunos em fóruns no Moodle. O corpus teórico teve como referência os principais estudiosos de mitologias ao redor do mundo: Mircea Eliade, Jack Goody e Joseph Campbell e as próprias narrativas mitológicas das diversas culturas perscrutadas.
Alternativa 3:
Os objetivos específicos deste artigo foram promover leituras que aumentem a percepção do universo literário; contribuir para novas opções de estudo para os discentes do curso; conhecer as raízes da tradição oral, base da literatura antes da escrita, cujo panorama passa por essa temática ligada ao mito; discutir e refletir a influência de narrativas mitológicas na literatura universal; reconhecer o caráter multicultural do mito, como colaboração dentro do fenômeno literário; sintetizar uma visão cultural de mundo (mitologias) que abrange o contexto social e literário como um todo. Nesse sentido, o corpus teórico teve como referência os principais estudiosos de mitologias ao redor do mundo: Mircea Eliade, Jack Goody e Joseph Campbell e as próprias narrativas mitológicas das diversas culturas perscrutadas. A metodologia aplicada foi totalmente online, com os diversos instrumentos do AVA (Ambiente Virtuais de Aprendizagem).
Alternativa 4:
O mito foi a maneira que homem primitivo utilizou para explicar o que não entendia no seu entorno, e assim, existem um conjunto de mitos (mitologias) em grande parte das sociedades estabelecidas no mundo. A literatura, em geral, sempre explorou o arquétipo ou imagem primordial da humanidade, tipicamente mitológicas, como pano de fundo ou tema principal de sua narrativa. Diante disso, este artigo sintetiza uma experiência ministrada em um curso de extensão na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no ano de 2012, através da ferramenta online Moodle, que estudou os mitos, as mitologias enquanto conjunto de mitos e suas relações com o fenômeno literário. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar aspectos que circundam tal experiência de ensino, dentro da perspectiva de um curso de extensão, no intuito de complementar os estudos da parte cultural do currículo dos acadêmicos de Letras, assim como demais interessados da comunidade universitária que quiseram participar. A base teórica se fundamentou em estudiosos das mitologias, os principais são Mircea Eliade, Jack Goody e Joseph Campbell e nas próprias narrativas mitológicas das diversas culturas abordadas. A metodologia aplicada foi totalmente online, com os diversos instrumentos do AVA (Ambiente Virtuais de Aprendizagem).
Alternativa 5:
A temática desse curso online, objeto de discussão neste trabalho, estudou os mitos, as mitologias enquanto conjunto de mitos e suas relações com o fenômeno literário. A base teórica se fundamentou em estudiosos das mitologias, os principais são Mircea Eliade, Jack Goody e Joseph Campbell e nas próprias narrativas mitológicas das diversas culturas abordadas. A metodologia aplicada foi totalmente online, com os diversos instrumentos do AVA (Ambiente Virtuais de Aprendizagem). Os resultados obtidos foram satisfatórios, no que concerne à ampliação do leque de estudos culturais para os participantes, entendidos como os textos literários que abrangem uma visão multifacetada de cada cultura, circundada pela visão dos diversos mitos e suas expressões codificadas nos distintos gêneros literários.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
E
Explicação:
Na minha opinião é a mais completa.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás