Os benefícios da governança em TI envolvem a agilidade operacional, retorno rápido e eficiente às solicitações. Sua imposição possibilita a melhoria considerável a características de eficiência, segurança, produtividade e disponibilidade de processos.
BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
Nesse contexto sobre a governança em TI temos alguns fatores que fazem com que ela ocorra dentro das organizações, sobre isso, avalie as afirmações abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I. A TI como prestadora de serviço e sua integração tecnológica.
II. A segurança da informação e os negócios dependentes da TI.
III. Os marcos regulatórios e o ambiente de negócios.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, V.
Alternativa 2:
V, F, V.
Alternativa 3:
V, V, F.
Alternativa 4:
V, V, V.
Alternativa 5:
F, F, F.
Respostas
Resposta:
V V V
Explicação:Pagina 52 livro
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
A Integração Tecnológica: Os ERP’s são os grandes responsáveis por integrar a empresa, tanto verticalmente quanto horizontalmente, por meio do SCM e CRM, e da Gestão do Conhecimento.
A segurança da informação: com o advento da internet, a infraestrutura de TI está exposta a constantes ataques visando o roubo de informação,
interrupção de serviços e a injeção de vírus e códigos maliciosos.
Os negócios dependentes da TI: naturalmente, os computadores foram fazendo parte do dia a dia das empresas, que se tornaram mais dependentes de hardware, sistemas e pessoas.
Os marcos regulatórios (compliance): são regras para a restrição do negócio e seguidos pelas empresas de capital aberto para atrair mais investidores, aumentando, assim, a lucratividade.
O ambiente de negócios: se caracteriza por uma intensa competição de mercado por causa de novos produtos e concorrentes que praticam um custo mais baixo.