“A problemática da educação escolar está na ordem do dia e abarca diferentes dimensões: universalização da escolarização, qualidade da educação, projetos político-pedagógicos, dinâmica interna das escolas, concepções curriculares, relações com a comunidade, função social da escola, indisciplina violência escolares, processos de avaliação no plano institucional e nacional, formação de professores/as, entre outras” (CANDAU; MOREIRA, 2008, p. 7).
O ambiente escolar é rico em diversidade. Nesse espaço, é fundamental ensinar a importância do respeito e a tolerância à diversidade. Disserte sobre as possibilidades que o(a) pedagogo(a) tem de trabalhar a diversidade no espaço escolar.
CANDAU, V. M.; MOREIRA, A. F. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
Construa seu texto de forma autônoma com no máximo 15 linhas, sem cópia integral da internet e, no caso de pesquisa, cite a fonte utilizada. Seu texto deve ser dissertativo, atender à norma culta da língua nas questões gramaticais, de coesão e coerência.
Respostas
Bem, as trocas de cultura são geralmente realizadas a partir de mais de um grupo, ou seja, os indivíduos que fazem parte de um grupo estão ligados aos outros por fazerem parte do todo, mas nem sempre eles irão socializar.
As formas mais observadas de socialização nos dias de hoje, são através do trabalho, da escola, da faculdade, ou até mesmo do lazer, onde as pessoas se socializam em festas, encontros, e até mesmo na internet, sendo um fato comum porém moderno de socialização.
Resposta:
Ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças dos colegas no ambiente escolar é de fundamental importância, e esse ensino deve ser aplicado desde os primeiros anos de escolaridade.
Se tratando da educação infantil, pode ser trabalhado com "cantinhos", dividindo a sala em grupo, cada grupo representando um canto de uma determinada região do Brasil: Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro -Oeste. Em cada canto, os alunos irão conhecer e ter contato com as diferentes características de cada região brasileira, principais costumes, danças, culinária, entre outros, promovendo assim, abrangência e diversidade cultural brasileira.