Respostas
Resposta:
Na chamada "Idade das Trevas", ou seja, a Idade Média, os povos em geral catecismo de conhecimentos científicos, e eram fortemente reprimidos pela Igreja (que, como instituição, tinha grande poder político - para se ter uma ideia, em muitos Estados, quem de fato governava era um membro do alto clero, e o rei era apenas um governante figurativo. Quem se contrapunha às leis impostas pela Igreja podia até mesmo ser condenado por "heresia" ou "bruxaria", e era sumariamente executado.
O conhecimento era tão pouco, que a Peste Negra +Peste Bubônica) assolou a Europa e dizimou a população, e ninguém associou sua existência às infestações de ratos e suas pulgas; as condições de higiene, diga-se de passagem, eram péssimas.
Já na "Idade das Luzes", ou seja, época do Renascimento, houve um "boom" de saberes científicos, orquestrados por figuras como Copérnico, Kepler e Galileu, e o leque de conhecimento dos povos aumentou. A Igreja foi aos poucos sendo desacreditada, e com Reforma Protestante, seus dogmas mais radicais foram questionados.