• Matéria: ENEM
  • Autor: silasalves63p5m77v
  • Perguntado 7 anos atrás

Escrevi uma redação sobre o tema: Jogos influenciam a violência?
Peço analises, desde já agradeço...


John Locke já dizia "O homem nasce como se fosse uma folha em branco". Acerca disto a mente humana dos 7 anos em diante começa à desenvolver-se para se comportar no mundo social, percebe-se que influências externas podem configurar sua personalidade. Por sua vez jogos eletrônicos podem desenvolver mentes violentas?
Como sabemos a mentalidade de uma criança em construção de sua personalidade tende a sofrer constantes mudanças de pensamento, as mesmas que podem ditar se o individuo será ou não violento as influencias dos jogos sobe este raciocínio é quase nula visto que, personalidade vem de vários fatores desde o nascimento ao desenvolvimento mental. E estudos estrangeiros tem essa barreira para digamos "censurar" jogos com conteúdo violento.
Os jogos são relacionados á violência há anos, embora não se correspondem à parte da consciência ofensiva do individuo, mas eles se relacionam com o modo de práticas à violência.
Logo, jogos violentos influenciam o modo de praticar mas não criam uma mente violenta. Embora os pais devem fiscalizar o conteúdo que seu filho irá ser exposto sendo jogos, filmes ou até mesmo amizades obsoletas. Em práticas públicas mídias que conscientizam os pais leigos sobre o mundo dos jogos eletrônicos, seriam bem aceitos como ferramenta contra a exposição dos jovens em conteúdo violento.

Respostas

respondido por: lucaseuaqui0
2

Competência 1 - Norma culta padrão

Acerca disto, a mente humana, (Vírgula)

Como sabemos, a mentalidade (Vírgula)

será ou não violento. (Ponto)

as influencias dos jogos sobe este raciocínio (Sobre?)

quase nula, visto que, personalidade vem de vários fatores, desde o nascimento ao desenvolvimento mental. (Vírgula)

"censurar" (Procure não usar muitas aspas, deixe para palavras estrangeiras, geralmente pode ser confundida com ironia e isso não é bom)

Os jogos são relacionados á violência há anos (Crase)

Embora os pais devem fiscalizar (Devam - concordância)

embora não se correspondem à parte da consciência ofensiva do individuo, mas eles se relacionam com o modo de práticas à violência. (Sem "mas", não é necessário na frase)

irá ser ("Será" é melhor)

Competência 2 - Compreensão do tema e aplicação de conceitos de outras áreas

Acredito que pra dizer que houve uma fuga ao tema, o corretor tem que ser bem carrasco, mas de qualquer forma, é sempre bom se atentar a isso. No primeiro parágrafo, na conclusão, mas como eu disse, o corretor deve ser carrasco. Bom, quanto à aplicação... Houve citação de Locke, mas uma só citação é muito pouco, tente sempre colocar duas, no máximo três, explique suas citações, deixe claro como elas se relacionam com seu texto. Nessa competência eu acredito que você não perderia muitos pontos

Competência 3 - Argumentação

Bom, eu achei que faltou citação pra embasar seu ponto de vista, faltou um pouco de repertório pra deixar claro seu ponto. Por exemplo "E estudos estrangeiros tem essa barreira para digamos "censurar" jogos com conteúdo violento.", esse trecho ficou bem confuso, eu li três vezes pra entender que você quis falar sobre artigos e não sobre língua estrangeira, cuidado com isso

Competência 4 - Coesão e coerência

Difícil... Bom, faltou uma costura no texto, faltou muitos conectivos, tente colocar mais conectivos nas suas redações, é isso que deixa ela um texto corrido, uma dissertação bem redigida. Tente organizar seus argumentos de uma forma mais coerente também, certos "mas" soltos podem mudar completamente o sentido de algumas frases, a falta de vírgula pode fazer seu texto ser outro completamente diferente. Aqui vale dizer que com mais citações, seria mais fácil desenvolver seus argumentos e deixar a redação única.

Competência 5 - Proposta de intervenção

Bom, sendo sincero, não está modelo enem e não tem argumentos fortes. Tenha em mente as 4 perguntas pra fazer uma boa conclusão

Quem? Quem vai resolver o problema? O governo? A população? A sociedade?

O que? O que ele/a vai fazer? O que fazer pra resolver o problema?

Como? Como vai fazer? Vale dizer que essa pergunta é diferente da primeira, por exemplo... Os pais (Quem) devem acompanhar as atividades dos filhos (O que) através de controle de conteúdo e limite de horas diárias nos celulares e computadores (Como).

Para que? Aqui você diz como sua proposta vai impactar no futuro, o que você espera que aconteça com a implementação dela

Espero ter ajudado, isso foi uma forma de melhorar sua redação no ENEM, então se não for pro enem, considere o que for te ajudar

Perguntas similares