Respostas
Resposta:
Ovíparos
Nos animais ovíparos o embrião se desenvolve dentro de um ovo, sem ligação com o corpo da mãe. É assim que se reproduzem a maioria dos peixes, dos anfíbios, a grande maioria dos répteis, todas as aves, todos os monotremados, a maioria dos insetos, e grande parte dos aracnídeos.
Exemplos: galinha, passarinho, pinguim, tartaruga, peixinhos, jacaré, aranha teia de viveiro, sapo
Vivíparos
Nos animais vivíparos o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe, numa placenta. É assim que se reproduzem a maioria dos mamíferos, alguns peixes, alguns répteis, alguns anfíbios, poucos insetos e poucos aracnídeos.
Exemplos: cachorrro, gato, cavalo, macaco, leão, elefante
Ovovivíparos
Nos animais ovovivíparos o embrião se desenvolve dentro de um ovo, dentro do corpo da mãe. O ovo fica chocando dentro do corpo da mãe. E quando nascem, já nascem sem o ovo. Então os ovovivíparos colocam ovos como os ovíparos, só que não conseguimos ver porque ficam dentro das mães, que depois "dão à luz" seus filhote, como os vivíparos.
É assim que se reproduzem alguns peixes, alguns répteis e alguns invertebrados.
Exemplo: algumas espécies de baratas
Explicação:
•Ovíparos são animais de fecundação interna ou externa, cujas fêmeas liberam ovos de seus corpos.
Exemplo: Cobras
•Já em animais ovovíparos, o ovo permanece dentro do corpo materno até o fim do desenvolvimento embrionário e posterior eclosão, liberando filhotes já formados.
Exemplo: alguns peixes e reptéis
•Vivíparos: o embrião se desenvolve completamente dentro do organismo da mãe, se alimentando e recebendo oxigênio diretamente de fontes fisiológicas provenientes do sangue materno.
Exemplo: maior parte dos mamíferos