No Art. 27 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, publicado em julho de 2015, está escrito que: “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem” .
A partir do que foi exposto no artigo acima, analise as afirmações a seguir.
I. A avaliação quando tem o sentido de comparar e classificar os estudantes, não contribui com o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
II. A avaliação para os alunos com deficiência, independentemente do tipo de deficiência, deve ser a mesma aplicada para todos os demais alunos, para não gerar preconceito no ambiente escolar.
III. A avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais tem a finalidade de conhecer para intervir de modo formativo ou preventivo, rompendo barreiras e atendendo aos anseios dos educandos.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas;
I, apenas;
I e II, apenas;
III, apenas;
II e III, apenas;
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Explicação:
De fato, a avaliação comparativa não contribui para o desenvolvimento do aluno com NEE. Cada um é único e deve ser avaliado conforme suas próprias habilidades e potencialidades. O fato da avaliação ser igual ou diferente dos demais alunos não é relevante, pois o que realmente importa é utilizar a avaliação com a finalidade de refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, não só dos alunos com NEE, mas de todos os alunos. Assim, as afirmações corretas, ao meu ver, são I e III. Alternativa (a).
nubiacncorrea:
Obrigada! Tinha marcado essa, mas queria confirmar. Agora já finalizei no AVA e a resposta correta é essa mesmo.
respondido por:
2
Resposta:
I e III, apenas
Explicação:
corrigido pelo ava
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás