Respostas
Resposta:
CLASSIFICAÇÃO DAS LUTAS:
Podemos classificar as lutas de duas formas:
1)Quanto a ação motora
Domínio: O objetivo deste tipo de luta é agarrar, dominar o adversário para vencer a luta. Os movimentos utilizados são: chaves, estrangulamentos e imobilizações. Seus principais representantes são: Judô, Sumo e Jiu Jitsu.
Percussão: Tipo de luta que tem por objetivo tocar o adversário para somar pontos e vencer. Principais representantes: Boxe, Taekwondo, Karatê, Esgrima e Muay Thai.
Mista: É a junção dos dois estilos descritos acima. Principais representantes: MMA, Sambo e Aikido
(Judô - Domínio)
(Taekwondo - Percussão)
(MMA - Mista)
2) Quanto a distância:
Curta: possue um espaço praticamente nulo entre os oponentes, é uma luta de contato direto onde utiliza-se a ação motora de segurar. Ex: Jiu Jitsu, Judô e Sumo.
(Sumô)
Média: espaço moderado entre os oponentes, o que permite a aproximação em situações de ataque, ja que a intenção e o propósito ofensivo vão determinar a distância entre os lutadores. A ação motora que caracteriza é o toque com membros do corpo. Ex: Karatê, Taekwondo e Muay Thai.
(Muay- thai)
Longa: Definida pela presença de um implemento. A distância entre os oponentes é maior para que os mesmos possam manipulá-los de forma adequada. O contato entre eles é através do implemento. Ex: Esgrima e Kendo.
(Esgrima)
3) Quanto ao surgimento histórica:
Ocidental: Provém do pancráceo (homens se banhando a óleo), e do pugilato. Tem seu berço na Grécia e Roma.
Oriental: Surge na Índia, e começa a desenvolver técnicas de respiração e combate. Suas lutas tinham formas bem organizadas.
Resposta:
As lutas podem ser classificadas como elementos de curta, média e de longa distância. As de curta distância, predomina o elemento de agarrar, nas modalidades como o judô, jiu-jítsu, aikido, entre outras. Técnicas Básicas: Rolamentos, Chaves, Quedas, Imobilizações.