Uma vantagem competitiva representa valor real para uma empresa e reflete direto em seu valor de mercado. O resultado disso são investidores mais animados e dispostos a pagar mais pelas ações.
Por isso, quando a empresa conta com patentes registradas ou consegue desenvolver meios de produção exclusivos, suas margens financeiras estarão mais seguras e novos ciclos de desenvolvimento acontecerão com mais planejamento e fôlego.
Porém, todo esse cenário pode ser, a qualquer momento, colocado em risco por inovações na concorrência, novas propostas de entregas aos clientes, dentre outros. Isso tudo, gradativamente, mina as vantagens até então conquistadas pela empresa.
Com base nisso, cite algumas vantagens competitivas que têm menor propensão a riscos.
Respostas
Abaixo são apresentadas algumas vantagens competitivas com menor propensão a riscos.
Explicação:
Customização - Se as necessidades específicas de clientes individuais são atendidas pelos produtos e serviços da empresa, a disputa fica mais difícil para os concorrentes que fornecem “produto de prateleira” engessados.
Design - Apesar de seu impacto ser difícil de medir, é muito importante nos setores da moda e de eletrônicos. Portanto, se os produtos da empresa possuem um design superior, isso é garantia de fidelidade por parte dos consumidores "fãs", por exemplo, consumidores da Apple. Como é um atributo intangível e nem sempre percebido pelos clientes potenciais, é necessário comunicar a eles os benefícios ao adquirir o produto (qualidade, exclusividade, praticidade e diferenciação).
Marca e Status - Quem nunca quis ter um Rolex ou uma Ferrari? Esses são produtos de empresas que possuem uma marca superior e diferenciada. E não é fácil para um concorrente novo chegar ao mesmo patamar de forma rápida ou fácil.
Resposta:
Padrão de resposta esperado:
Explicação:
Vantagens atreladas a questões geográficas podem ser citadas, por exemplo, a qualidade do chocolate produzido na Suíça é consequência da combinação de alguns fatores: raça leiteira de alta linhagem, alimentação privilegiada e terreno apropriado, trazendo ao chocolate um diferencial decorrente da qualidade do leite produzido nessa região, em comparação com chocolates produzidos em outras regiões.
Há, também, as vantagens ligadas às questões climáticas e ao terreno. O Brasil tem na agricultura um diferencial competitivo proveniente desses fatores, que fizeram com que se tornasse a maior potência agrícola do mundo. A cada ano que passa, grandes empresas adicionam investimentos e as safras superam as marcas históricas. Pode-se citar também a economia de escala que a China tem. Essa economia traz grandes vantagens para os produtores locais, que, com eficiência de custos, entram no mercado com muita competitividade.