Com o fim do século de Péricles, o pensamento filosófico grego entra em decadência. Nos séculos que se seguiram a Aristóteles, o grande celeiro da filosofia do direito grego foi Roma, seguindo um período batizado como helenismo, que ainda carregava em si a essência do período clássico, até quando entra em cena o cristianismo. Com a busca de construção de fundamentos filosóficos para o cristianismo, inaugura-se uma nova etapa em uma nova forma de organização social: o pensamento medieval. Acerca das características da etapa medieval, analise as sentenças a seguir:
I- A Idade Média é um longo período histórico marcado pela hegemonia do poder da Igreja, herdeira do legado filosófico da antiguidade, e relações socioeconômicas feudais. É uma etapa em que os valores culturais, ideológicos, políticos e filosóficos se assentam nos valores cristãos e pela centralização do poder eclesiástico.
II- Marcada por relações sociais estamentais - ordens/grupos sociais divididos e sem mobilidade - a sociedade medieval era um universo profundamente hierarquizado no qual a nobreza e o clero detinham o poder, restando aos servos a submissão aos senhores em troca de proteção e uso da terra para a sobrevivência.
III- A filosofia e o direito conseguem se distanciar, mantendo-se independentes da hegemonia do clero, sem se submeter ao controle da teologia cristã e da doutrina da Igreja.
IV- A doutrina cristã vai se definir como o eixo central da moral, ética, leis e fundamento das instituições políticas e jurídicas desta etapa. É das lições do cristianismo e dos fundamentos bíblicos aliados à releitura da tradição grega e romana que serão elaborados os preceitos de direito e justiça.
Assinale a alternativa CORRETA:
Respostas
respondido por:
25
Resposta:I, II e IV estão corretas.
Explicação:
respondido por:
3
Resposta:
As sentenças I, II e IV estão corretas.
Explicação:
Gabarito da prova.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás