A teoria do princípio das vantagens comparativas discursa que cada país deve se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente, ou, que tenha um custo relativamente menor e exportá-la. Em contra partida, esse mesmo país deve importar aqueles bens cuja produção implicar um custo relativamente maior, ou, que tenha sua produção relativamente menos eficiente. Analise as asserções abaixo:
Respostas
- I - A teoria das vantagens comparativas apresenta um modelo de comércio internacional que pudesse favorecer todos os países que fizessem seus negócios com os outros;
- II - A teoria das vantagens comparativa, segundo, David Ricardo (seu autor) favoreceria a classe capitalista de cada país, visto que considerava o lucro (renda da classe capitalista) o resíduo do produto bruto da produção, depois de pagos os salários, os custos de produção e a renda da terra;
- III - Na teoria das vantagens comparativas os países precisam, também, investir em tecnologias que favoreçam a inter-relação mundial, como: transportes, comunicações e transmissão de dados. Precisam ainda eliminar barreiras comerciais protecionistas e liberalizar suas economias.
- IV - Na teoria das vantagens comparativas uma das condições necessárias para a ocorrência de comércio entre duas nações seria a existência de algum produto para o qual ocorresse uma vantagem absoluta na produção, ou seja, essa nação deveria, necessariamente, ter condições de produção mais favoráveis que as do país para o qual se pretenda exportar;
- V - Na teoria das vantagens comparativas considera-se o coeficiente técnico, ou seja, a relação entre o número de horas de trabalho em função da quantidade produtiva.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
A vantagem comparativa é um tipo de vantagem competitiva.
A vantagem comparativa exige que exista algum produto para que possa haver comparação entre os diferentes produtos.
O investimento em tecnologias e meios de comercialização também são investimentos importantes.
A vantagem competitiva é um ou mais métodos que uma empresa emprega para ter vantagem sobre as demais empresas do mesmo mercado ou de mercado similares.
Espero ter ajudado!
Resposta:
a) Alemanha e Inglaterra; Produção de bicicletas e automóveis;
b) Vantagens absolutas: Inglaterra e Alemanha na produção de bicicletas; Vantagens comparativas: Inglaterra na produção de bicicletas (100/280 = 0,357; comparado a 0,7 da Alemanha) e Alemanha na produção de automóveis (200/140 = 1,42, comparado a 2,8 da Inglaterra);
c) Assim, Inglaterra se especializará na produção de bicicletas, exportando o seu excedente para a Alemanha, enquanto a Alemanha se especializará na produção de automóveis, exportando o seu excedente de produção para a Inglaterra.
d) Deste modo, ambos os países aplicam sua mão de obra na produção do bem cujo processo produtivo é mais eficiente e o custo de produção mais baixo, exportando o excedente deste bem para o outro país. Assim, produzirá uma quantidade superior desse bem, dada a eficiência produtiva, e importará o outro bem do outro país, que possui melhores condições de produção para o mesmo. A população de ambos os países ganha, pois passa a usufruir de maiores quantidades dos dois bens, a um custo mais baixo.
Explicação: