1. O conceito de emancipação, abordado por teóricos da Escola de Frankfurt na Alemanha, como Theodor W. Adorno acabou sendo o título de uma obra denominada Educação e Emancipação. Nela, o autor afirma que emancipação significa conscientização, racionalidade. Considerando o autor e obra citados, qual alternativa contém uma afirmativa correta a respeito da proposta de educação para a emancipação? a) Educação para se orientar no mundo.
Respostas
a) Educação para se orientar no mundo.
O conceito de educação, segundo o autor, está relacionado ao entendimento de mundo do indivíduo, ou seja, sua conscientização em relação aos processos sociais que estão ao seu redor.
A partir desta emancipação, o indivíduo torna-se apto a se tornar um cidadão ativo e consciente, que seja capaz de lutar pelo direito das minorias, na busca de uma sociedade mais igualitária.
Resposta:
b) Educação como esclarecimento e autonomia.
Explicação:
Para Adorno e os teóricos da Escola de Frankfurt, uma educação para emancipação requer que os processos educativos ultrapassem os aspectos adaptativos, e é justamente contra essa adaptação que a educação deve agir. Para se formarem indivíduos pensantes, capazes de agir com autonomia e liberdade, é preciso que ele se emancipe da situação de tutelado, e se liberte da condição de alienação e adaptação a que é submetido.