A ditadura civil-militar modificou significativamente a estrutura educacional brasileira. A partir desses elementos e do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
A
Os governos militares se afastaram do campo educacional, pois tinham outros interesses e deixaram as propostas e reformas nas mãos dos intelectuais escolanovistas.
B
As reformas educacionais dos governos militares geraram conquistas quantitativas; porém, sem um acompanhamento de recursos orçamentários, o que abriu espaço para a iniciativa privada no setor.
C
O regime militar encerrou o modelo educacional pautado pelo tecnicismo, retirando investimentos do ensino profissionalizante.
D
Durante a ditadura, houve um esforço massivo do governo para inibir a iniciativa privada no âmbito educacional, promovendo um crescimento quantitativo e qualitativo da educação pública.
E
As disciplinas das áreas de ciências humanas, tais como história e geografia, encontraram mais espaço na grade curricular do ensino público, pois substituíram disciplina de educação moral e cívica.
Respostas
respondido por:
16
É correta a alternativa B.
As reformas do período expandiram o acesso à educação pública em termos quantitativos (ou seja, havia mais escolas, mais vagas e uma rede que atendia mais alunos), mas com poucos ganhos qualitativos (da qualidade do ensino que era ministrado).
Na época houve um crescimento considerável das escolas particulares, o que serviu para aumentar ainda mais a desigualdade no país (já que as escolas particulares eram, em geral, mais adequadas, em termos de recursos disponíveis, que as públicas).
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás