Respostas
Resposta:
Em questão a violência:
enquanto o homicídio de mulheres negras experimentou um crescimento de 54,2% entre 2003 e 2013, o número de homícidios com mulheres brancas caiu 9,8%
Em questão a escolaridade:
14,2% das mulheres negras com idade abaixo de 60 anos são analfabetas. Quanto às mulheres com idade superior a 60 anos, a taxa sobe para 42,2%
entretanto, apenas 5,2% das mulheres negras no Brasil alcançam o ensino superior, contra 18,2% das mulheres brancas (segundo o IPEA)
Em questão a pobreza: [dados de 2009]
7,4% das mulheres negras viviam em situação de extrema pobreza e 13,4% em situação de pobreza, mais que o dobro em relação aos mesmos indicadores para a mulher branca: 3,1% em extrema pobreza e 5,5% em situação de pobreza.
Em questão a Universidade:
A mulher negra é sub-representada no espaço acadêmico: apenas 5,2% chegam ao ensino superior.
*Para emplementar: hoje as mulheres negras conquistam seus direitos e vencem o racismo pouco a pouco. Observe a seguir a declaração da jovem Marina Fernandes, de 19 anos, estudante de Filososfia na Universidade Federal de Uberlândia e criadora do blog "Grite Preta!"
“Eu acho lindo quando ando pela universidade e vejo mulheres negras nas artes, no direito, no jornalismo, nas letras, na pedagogia, em cursos de exatas… Me dá um orgulho e fico feliz, porque estamos ocupando nosso lugar.”
Explicação:
:)