• Matéria: ENEM
  • Autor: monkeyhonk4228
  • Perguntado 7 anos atrás

Em 1960, na Alemanha, o designer Emil Ruder criou o cartaz da 10ª Zurich Artists. Na peça de Emil,
reproduzida a seguir, pode-se verificar geometrização do diagrama, deslocamento e espacialidade das
informações. Esse trabalho segue um modelo de composição no qual se propõem padrões gráficos com
uma singularidade compositiva e com a utilização da tipografia.
Diversos autores exploraram a evolução do layout e dividiram os sistemas gráficos em eixos de
leitura. Kimberly Elam (2007) definiu quatro sistemas gráficos como os mais importantes: axial,
radial, modular e bilateral. A proposta da autora na criação desses sistemas baseou-se na aplicação
da proporção da natureza e na regularidade espacial dos diagramas constantes nos experimentos da
história do design gráfico.
ELAM, K. Typographic Systems. New York: Princeton Architectural Press, 2007 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
A No cartaz, utilizou-se como técnica de composição o sistema bilateral, criando-se um perfeito
equilíbrio geométrico central com a representação gráfica espelhada dos elementos da página.
B Na imagem, há dois sistemas de composição, pois utilizou-se a força geométrica horizontal e vertical
do sistema axial e a divisão espacial em áreas espelhadas do sistema bilateral.
C No cartaz, percebe-se um eixo principal de leitura das informações devido à aplicação do sistema
modular no diagrama.
D Na peça, verifica-se um eixo principal das direções ortogonais e, com a utilização do sistema axial,
torna-se a percepção assimétrica por meio das linhas.
E Na imagem, a leitura depende das orientações e das direções lineares que circulam em todo o espaço
da peça; as linhas partem de um ponto central e percorrem toda a página, o que denota a utilização
do sistema radial na sua criação

Anexos:

Respostas

respondido por: gustavoif
2

A opcao correta e a D) Na peca, verifica-se um eixo principal das direcoes ortogonais e, com a utilizacao do sistema axial, torna-se a percepcao assimetrica por meio das linhas.

A) Nao ha equilibrio geometrico no cartaz, que e marcado por uma assimetria.

B) Nao ha areas espelhadas de uma maneira bilateral.

C) Nao ha um sistema modular, cada item do cartaz parece ter uma tamanho que foge de um padrao com multiplos adotados

E) A parte que necessita de leitura do cartaz esta orientada de forma normal nao dependendo de orientacoes e direcoes lienares.

Perguntas similares