• Matéria: ENEM
  • Autor: vitoriazgames8117
  • Perguntado 7 anos atrás

Poluição e desmatamento são atividades em que
o custo social supera o custo privado. Por isso,
se as atividades poluidoras ou desmatadoras
não sofrerem algum tipo de interferência
governamental, o resultado final será um nível de
poluição acima � ou um grau de preservação do meio
ambiente abaixo � daquilo que seria considerado
socialmente ótimo. A utilização de instrumentos
econômicos que induzem o comportamento social
desejado deve contar com a participação efetiva
do Estado, pois as medidas de política fiscal e
de regulação constituem, talvez, os meios mais
efetivos de garantir uma transição da economia
marrom para a economia verde.
Disponível em: brasil-economia-governo
Acesso em: 7 jul. 2015 (adaptado).
De acordo com o texto acima, avalie as asserções a
seguir e a relação proposta entre elas.
I. A intervenção do Estado é um meio eficaz
para a economia de um país tornar-se
economia verde.
PORQUE
II. A economia verde é alicerçada nos
pilares da preservação ambiental e do
desenvolvimento econômico com foco no
equilíbrio social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção
correta.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras,
e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras,
mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II
é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma
proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: Danas
13

A alternativa B) é a correta.

A intervenção do Estado é um meio eficaz  para a economia de um país tornar-se  economia verde.

Porém, é nítida a ineficiência do Estado em tudo que ele faz, inclusive na economia.

O estado não deve intervir na economia, porém, se por acaso houver de fato um aumento absurdo no preço de qualquer tipo de bem ou serviço, é necessário que haja uma intervenção estatal.

respondido por: danieljunioribeiro
0

Resposta: 1) b   2) a    3)  c  4) c    5)  b   6) a   7)  c  8) c  9) b  10) a

Explicação:

1)

Poluição e desmatamento são atividades em que o custo social supera o custo privado. Por isso, se as atividades poluidoras ou desmatadoras não sofrerem algum tipo de interferência governamental, o resultado final será um nível de poluição acima – ou um grau de preservação do meio ambiente abaixo – daquilo que seria considerado socialmente ótimo. A utilização de instrumentos econômicos que induzem o comportamento social desejado deve contar com a participação efetiva do Estado, pois as medidas de política fiscal e de regulação constituem, talvez, os meios mais efetivos de garantir uma transição da economia marrom para a economia verde.

De acordo com o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A intervenção do Estado é um meio eficaz para a economia de um país tornar-se economia verde.

PORQUE

II. A economia verde é alicerçada nos pilares da preservação ambiental e do desenvolvimento econômico com foco no equilíbrio social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas:

a)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Alternativa assinalada

c)

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)

As asserções I e II são proposições falsas.

2)

A avaliação de programas e projetos da Administração Pública é um campo de estudo em expansão e evolução. As primeiras avaliações na Administração Pública surgiram no século XX, quando foram desenhados diversos programas para atender às necessidades de desenvolvimento em face das desigualdades sociais. Nesse contexto histórico, em que reformas administrativas foram implementadas, visando capacitar gerencialmente os estados na implantação de políticas públicas e na prestação de serviços, um duplo objetivo estratégico foi implementado: o controle por resultados e a ampliação da descentralização na execução de serviços públicos.

A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir:

I. A avaliação técnica é um importante instrumento para a melhoria da eficiência do gasto público, da qualidade da gestão e do controle sobre a efetividade da ação do Estado, auxiliando a divulgação de resultados de programas e projetos da Administração Pública.

II. A avaliação de processos consiste em verificar o alcance dos objetivos do programa e identificar quais são os seus efeitos, servindo de suporte para decisões políticas, como continuação do programa e formulação de outros.

III. A avaliação de impactos, ou de resultados, que busca detectar as dificuldades que ocorrem durante o processo para efetuar correções ou adequações, é realizada durante a implementação do programa e diz respeito à dimensão da gestão.

IV. A mensuração dos resultados de um programa só pode ser quantificada por meio da utilização de indicadores e recursos metodológicos que informem sobre aspectos da realidade social ou sobre mudanças que nela se processem.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas:

a)

I e IV.

Alternativa assinalada

b)

II e III.

c)

III e IV.

d)

I, II e III.

e)

I, II e IV.

3)

A ideia de governo eletrônico, embora associada ao uso de tecnologia de informação no setor público, ultrapassa essa dimensão. Em alguns casos, está vinculada à modernização da Administração Pública por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) e à melhoria da eficiência dos processos operacionais e administrativos dos governos. Em outros casos, está claramente associada ao uso de internet para prestação de serviços públicos eletrônicos. Entre as causas determinantes da adoção das TICs de forma estratégica e intensiva pelos governos em seus processos internos e na melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade, destacam-se: o uso intensivo das TICs pelos cidadãos, empresas privadas e organizações não governamentais; a migração da informação baseada em papel para mídias eletrônicas e serviços on-line; e o avanço e a universalização da infraestrutura pública de telecomunicações e da internet.

Considerando o texto, assinale a opção correta:

Alternativas:

a)

A gestão das TICs na Administração Pública deve focar o contexto interno da organização em busca de maior eficácia organizacional.

b)

A Administração Pública disponibiliza, por meio das TICs, dados e relatórios, oferecendo aos cidadãos a possibilidade de decidirem sobre as ações do Governo.

c)

A sociedade, por meio das TICs, passa a ter um instrumento de controle e fiscalização não só sobre as atividades do Poder Executivo, como também sobre o emprego de seus recursos.

Alternativa assinalada

d)

O Governo Federal, nos últimos anos, conseguiu transformar o país em uma comunidade digital, onde, apesar da desigualdade social, os cidadãos têm amplo acesso a modernos métodos de comunicação, como a internet.

e)

A disseminação no uso de sistemas gerenciais de informação reduz consideravelmente o risco de exclusão digital, na medida em que esses sistemas viabilizam a ampla comunicação das informações sobre as ações governamentais.

4)

A aplicação da gestão da cadeia de suprimentos é um pouco mais complexa no setor público, dadas as peculiaridades desse setor. Características do processo de compras/contratações públicas, tais como impessoalidade e igualdade de condições para todos os concorrentes, podem-se apresentar como um entrave para o desenvolvimento de relacionamentos com fornecedores com os quais sejam compartilhados processos, informações e ganhos. Dessa forma, no setor público, é mais difícil a construção de integração da cadeia de suprimentos entre o cliente (ente público) e o fornecedor.

Considerando os excertos apresentados, avalie as afirmações a seguir:

I. O esforço governamental presente na Administração Pública Gerencial para a melhoria da qualidade dos gastos com bens e serviços utilizados no setor público deve incorporar a modernização da gestão da cadeia de suprimento, buscando a eficiência, a redução de custos e o aumento da qualidade em prol do cidadão.

II. A tecnologia da informação e os sistemas de apoio à tomada de decisão são essenciais à gestão da cadeia de suprimentos, pois viabilizam as compras governamentais eletrônicas e melhoram a transparência e a eficiência na aquisição de bens e serviços para o setor público.

III. A importância da logística integrada no setor público nos dias atuais é indiscutível, seja pelo seu caráter reducionista, seja pela capacidade de integrar toda a cadeia produtiva, do suprimento até a distribuição física, objetivando a melhoria do nível de serviço e a confiabilidade na entrega.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)

I, apenas.

b)

III, apenas.

c)

I e II, apenas.

Alternativa assinalada

d)

II e III, apenas.

e)

I, II e III.

5)

Durante o desenvolvimento da Administração Pública brasileira, pode-se destacar três diferentes modelos de Gestão Pública: Patrimonialista, Burocrática, e, a mais atual, Gerencial.

No contexto do Modelo Patrimonialista, verifique as afirmações I, II e III a seguir:

I. Uma das características mais marcantes desse modelo é a clara distinção entre bens públicos e bens particulares, e as diferentes formas de gerenciá-los.

II. No sistema patrimonialista, o patrimônio do estado funciona como uma extensão do poder do soberano e os seus auxiliares, onde, ainda, servidores possuem status de nobreza real.

III. No patrimonialismo, não se tem organização de carreira. Os cargos são nomeados livremente pelo rei, a partir de critérios pessoais. Sendo assim, o poder é concedido aos familiares, amigos próximos e pessoas de maior confiança do rei.

A partir das assertivas I, II e III apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)

Estão corretas apenas as assertivas I e II.

b)

Estão corretas apenas as assertivas II e III.

Alternativa assinalada

c)

Apenas a assertiva III está correta.

d)

Estão corretas apenas as assertivas I e III.

e)

Estão corretas as assertivas I, II e III.

6)

A Administração Pública constitui um importante segmento da ciência da administração, representando o aparelhamento do Estado como instrumento do governo para planejar, organizar, dirigir e controlar as ações administrativas. Ainda neste sentido, a própria ideia de governo está diretamente relacionada com a função política de comando, de direção, de coordenação, de fixação de planos e diretrizes de atuação dos estados.

Sobre Governo, as assertivas I, II e III apresentadas a seguir:

I. Pode-se definir governo como a organização necessária para o exercício do poder e leva a população ao cumprimento das normas que estabelece como condição para a convivência social.

II. O sistema de governo vigente em nosso país é o presidencialismo, forma de governo escolhida por plebiscito na década de 1990, onde o chefe do Poder Executivo é o Presidente da República.

III. Atualmente, o Estado Brasileiro está organizado em quatro Poderes: Executivo; Legislativo; Judiciário; e Moderador.

A partir das assertivas I, II e III apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)

Estão corretas apenas as assertivas I e II.

Alternativa assinalada

b)

Estão corretas apenas as assertivas II e III.

c)

Apenas a assertiva III está correta.

d)

Estão corretas apenas as assertivas I e III.

e)

Estão corretas as assertivas I, II e III.

Perguntas similares