Respostas
Resposta:
A APEC, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, foi criada no ano de 1989 na Austrália, como um fórum de conversação entre os países membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e seis parceiros econômicos da região do Pacífico, como EUA e Japão.Porém, apenas no ano de 1994 adquiriu características de um bloco econômico na Conferência de Seattle, quando os membros se comprometeram a transformar o Pacífico em uma área de livre comércio.A criação da APEC surgiu em decorrência de um intenso desenvolvimento econômico ocorrido na região da Ásia e do Pacífico, propiciando um abertura de mercado entre 20 países mais Hong Kong (China), além da transformação da área do sudeste asiático em uma área de livre comércio nos anos que antecederam a criação da APEC, causando um grande impacto na economia mundial. Um aspecto estratégico da aliança, é aproximar a economia norte-americana dos países do Pacífico, a para contrabalançar com as economias do Japão e de Hong Kong
Explicação:
Atualmente, a APEC enfrenta muitos desafios, como as mudanças climáticas globais, o terrorismo, as epidemias e a lacuna de desenvolvimento.
APEC
APEC (“Asia-Pacific Economic Cooperation” - Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) é o principal fórum econômico da Ásia-Pacífico, estabelecido em 1989 e cujo objetivo é criar maior prosperidade para a população da região, promovendo um crescimento econômico equilibrado, inclusive , sustentável, inovador e seguro, e acelerando a integração econômica regional. A língua oficial do fórum é o inglês.
A cada ano, a presidência e a sede do Fórum giram de uma economia para outra, a pedido voluntário dos membros, para definir onde será a maioria das reuniões. A economia anfitriã define o lema e o logotipo para o ano, bem como as 3 ou 4 prioridades que nortearão os trabalhos durante a sua presidência, com o consenso dos restantes membros.
Para o ano de 2020, a economia anfitriã do fórum foi a Malásia, em 2021 foi a Nova Zelândia e este 2022 foi proclamado em Chiang Mai, Tailândia, o Alto Oficial do Peru perante a APEC (SOM), como presidente do Comitê Diretor de Cooperação Econômica e Técnico deste importante fórum, cargo que ocupará a partir de janeiro de 2023.
O papel cada vez mais importante da Ásia-Pacífico na economia global exige que ela acelere o acoplamento das economias membros do fórum. Por outro lado, a APEC deve enfrentar muitos desafios. Em meio à recessão econômica global, essa região, apesar de ser um grande motor de crescimento, tem sofrido uma desaceleração. Principalmente por causa dos efeitos colaterais da pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia.
A problemática situação da economia mundial leva a dificuldades que os seus países membros devem enfrentar, por exemplo a elevada taxa de desemprego, o desequilíbrio entre a procura e a oferta de trabalhadores altamente qualificados, a desigualdade de género, a instabilidade social e outros riscos latentes.
O crescimento não tem sido equitativo entre as economias da APEC, com algumas delas experimentando um crescimento mais lento do que há alguns anos, ou um crescimento insustentável, enquanto outras tiveram um progresso notável.
A integração regional tem sido afetada pela falta de infraestrutura e pela excessiva dependência das exportações de alguns países e até pela excessiva dependência dos recursos naturais e pelos horríveis impactos das mudanças climáticas.
Se você quiser ler mais sobre o PAEC, você pode ver este link:
https://brainly.com.br/tarefa/23252030
#SPJ2