Eduardo Viveiros de Castro chama de
"perspectivismo cosmológico" um aspecto
marcante em praticamente todas as culturas
nativas. Trata-se da noção de que o mundo é
povoado por um grande número de espécies de
seres dotados de cultura e consciência que se
relacionam uns com os outros e de que cultura e
consciência não são características exclusivas dos
humanos. Isso está associado à ideia de que a forma
manifesta de cada espécie é apenas um envoltório,
uma roupagem, a esconder uma forma humana
interna, visível apenas aos olhos da mesma espécie
ou a seres transespecíficos, como os xamãs. Esses
humanos com máscara de animais são portadores
de consciência e cultura, são agentes com intenções
próprias nas relações sociais da criação.
TREIN, H. A. Religiões indígenas desafiam reflexões biblicoteológicas
sobre Deus, criação e Terra. Anais do Congresso Internacional da
Faculdades EST. São Leopoldo, 2012 (adaptado).
De acordo com as ideias desenvolvidas no texto,
avalie as afirmações a seguir.
I. A cosmologia dos povos nativos difere da
teologia cristã na compreensão do lugar do
ser humano na criação.
II. A cosmologia dos povos nativos compreende
a cultura e a consciência como algo não
exclusivo do ser humano.
III. A cosmologia dos povos nativos é entendida
a partir de uma perspectiva vertical e
hierarquizada das relações sociais da criação.
É correto o que se afirma em
A I, apenas.
B III, apenas.
C I e II, apenas.
D II e III, apenas.
E I, II e III.
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Sobre as questões concernentes a cosmologia, temos que a resposta certa é a: C I e II, apenas.
Isso porque a cosmologia diz respeito ao estudo da cultura e da teologia dos diversos povos da terra.
Importante notar que a religiões surgiram como forma de o homem explicar os diversos fenômenos naturais que viam.
Nesse aspecto, é importante a questão do entendimento da cosmologia como forma de entender as diversas culturas dos povos.
espero ter ajudado!
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