O presidente que, diante da grave crise econômica e dos altos índices de inflação, convocou cada brasileiro a se tornar um "fiscal", denunciando estabelecimentos comerciais que não respeitassem a ordem para congelamento do preço das mercadorias foi o Sobre essas medidas, analise as questões abaixo. (A) João Baptista Figueiredo (B) Tancredo de Almeida Neves (C) José Sarney (D) Fernando Collor de Mello (E) Itamar Franco
Respostas
Resposta:
Alternativa: (C) José Sarney
Explicação:
Por ocasião do lançamento do Plano Cruzado, em 1 de março de 1986, pelo então presidente do Brasil, José Sarney. Segundo o ex-presidente: Cada brasileiro e brasileira deverá ser um fiscal dos preços, um fiscal do presidente para a execução fiel desse programa em todos os cantos desse país.
O governo Sarney apostou numa medida drástica para conter a inflação descontrolada que castigava a população brasileira durante a década de 1980: o Plano Cruzado, que dentre outras medidas, "congelou" o preço das mercadorias. Dessa forma, surgiram os chamados fiscais do Sarney com uma cartela de preços do governo em mãos, muitos usando um broche verde amarelo nas camisas com os dizeres: "Eu sou fiscal do Sarney". Denunciavam ao governo os pontos de venda que aumentassem os preços de seus produtos. Em muitos casos chamavam a polícia, que decretava ordem de prisão aos responsáveis pela remarcação dos preços e a interdição do estabelecimento comercial.