Segundo a Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais (Brasil, 2013), deve-se trabalhar a educação em direitos humanos a partir da perspectiva de (...) uma escola viva e dinâmica, com práticas educacionais que estimulem a participação de toda a comunidade escolar no seu destino e que legitimem processos participativos. Assim como por acreditarmos ser necessário estar em sintonia com uma educação dialógica como meio para a construção da cidadania, viabilizando um trabalho com os envolvidos e não somente sobre eles.
Sendo a sala de aula um locus para a difusão do conhecimento e para a busca democrática que considere sua diversidade cultural, étnica e sexual, é necessário:
I – Compreender as categorias de gênero, sexualidade e diversidade como expressões dos sujeitos no espaço escolar;
II – Problematizar as presenças, silêncios e ausências sobre os marcadores de gênero, sexualidade e diversidade na sala de aula numa perspectiva interdisciplinar;
III – Analisar a concepção de heteronormatividade difundida na sociedade, além de reafirmar e consolidar os estigmas e estereótipos.
(BRASIL. Cadernos SECAD 4 – Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer e superar preconceitos. Ministérios da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: MEC, 2007)
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:
Alternativas:
a)
Apenas I.
b)
Apenas I e II.
c)
I, II e III.
d)
Apenas II.
e)
Apenas III.
2)
Leia com atenção (...) um padrão de significados, incorporado em símbolos, um sistema de concepções herdadas expressas em formas simbólicas por meio das quais os homens comunicam, perpetuam e desenvolvem o seu conhecimento e suas atividades em relação à vida (GEERTZ, 2008. p. 66).
A citação acima refere-se ao conceito de:
Alternativas:
a)
Cultura
b)
Sociedade
c)
Hábitos
d)
Conhecimento
e)
Experiência
3)
(...) atualmente a questão da diferença assume uma importância especial e se transforma num direito, não só o direito dos diferentes a serem iguais, mas o direito de afirmar a diferença. Pessoalmente, me inclino a defender que certamente há uma mudança de ênfase e uma questão de articulação. Não se trata de afirmar um polo e negar o outro, mas de articulá-lo dialeticamente de tal modo que um nos remeta ao outro. (CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, 2008)
Nessa perspectiva, afirma-se que os direitos humanos precisam ser ressignificados. Sobre os princípios dos direitos humanos analise os itens a seguir:
I – Todas as culturas possuem concepções da dignidade humana;
II – Nenhuma cultura é monolítica. Todas comportam versões diferentes da dignidade humana, algumas mais amplas que outras, ou seja, mais abertas à outras culturas;
III – É preciso superar toda a desigualdade e reconhecer as diferenças culturais.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:
Alternativas:
a)
Apenas I
b)
Apenas II.
c)
Apenas III.
d)
Apenas I e III.
e)
I, II e III.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
o item (c)é o correto
Explicação:
porque todos nós temos que saber conviver com as pessoas de diferentes culturas e com o estado físico dela ou seja temos que aceitar que todos temos direito de ser o que queremos
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás