• Matéria: História
  • Autor: davidgabriel0204
  • Perguntado 7 anos atrás

QUAL OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DO REINO GERMANICO NO SECULO V E VI

Respostas

respondido por: johnluanreis20830
4

Explicação:

desagregação do Império Romano foi o processo que resultou no fim do Império Romano do Ocidente. Os territórios até então controlados por Roma foram ocupados pelos povos germânicos, que se estabeleceram e criaram reinos de curta duração. O Império Romano do Oriente continuou existindo com o nome de Império Bizantino

Artigos

Curiosidades

Cronologia

Civilizações

Exercícios de História

Disciplinas

Sobre Nós

Política de Privacidade

Envie uma sugestão

Anuncie

Contato

Estabelecimento dos reinos germânicos

HOME IDADE MÉDIA ESTABELECIMENTO DOS REINOS GERMÂNICOS

Os reinos germânicos estabeleceram-se após a desagregação do Império Romano e resultaram em uma série de transformações que caracterizaram a Idade Média.

A desagregação do Império Romano foi o processo que resultou no fim do Império Romano do Ocidente. Os territórios até então controlados por Roma foram ocupados pelos povos germânicos, que se estabeleceram e criaram reinos de curta duração. O Império Romano do Oriente continuou existindo com o nome de Império Bizantino.

Decadência do Império Romano

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escultura que mostra o papa Leão I e Ãtila durante a invasão dos hunos *

Escultura que mostra o papa Leão I e Átila durante a invasão dos hunos *

A decadência do Império Romano iniciou-se a partir do século II d.C. Uma forte crise econômica afetou todo o Império Romano. A crise do sistema escravista e o ataque dos povos germânicos afetaram diretamente a produção e a prosperidade do Império.

O sistema escravista romano era dependente da obtenção de prisioneiros de guerra, entretanto, a partir do século II, a expansão territorial romana encerrou-se, o que interrompeu o fluxo de obtenção de novos escravos. Isso afetou diretamente a produção da economia romana, que se utilizava dos escravos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, durante séculos, o Império Romano precisou utilizar de sua força militar para manter suas fronteiras sob controle e impedir invasões dos povos germânicos. Todavia, à medida que a instabilidade do Império Romano crescia, a atuação dos povos germânicos foi saindo do controle de Roma. Assim, alamanos, francos e outros povos germânicos invadiram a Gália, Espanha e outras partes do Império a partir de 276.

Os povos germânicos eram chamados de bárbaros pelos romanos por não possuírem a mesma cultura dos latinos e por não falarem latim. O termo, portanto, carrega um peso de preconceito dos romanos contra os germânicos.

A partir do século V, o Império Romano já não tinha mais controle das invasões dos germânicos: de 409 a 429, a Itália, Espanha e Gália foram invadidas por inúmeros povos; Roma foi saqueada pelos visigodos em 410 e pelos vândalos em 455. Os vândalos posteriormente migraram para a Península Ibérica e, depois, para o Norte da África. Alanos e suevos também atacaram a Península Ibérica, e anglos, junos e saxões atacaram a Bretanha. O grande destaque das invasões foi dos hunos, liderados por Átila. Eles vinham da Ásia, na região da atual Mongólia, e causavam pânico tanto nos romanos como em outros povos germânicos, que, muitas vezes, fugiam dos hunos|1|.

Formação dos reinos germânicos

Os reinos germânicos foram formados a partir do colapso do Império Romano, que, incapaz de manter o controle sobre suas terras, sofreu inúmeras invasões. O último imperador romano foi deposto em 476 pelos hérulos e, a partir daí, as posses do Império Romano na Europa Ocidental foram gradativamente ocupadas pelos povos germânicos. Assim, a ocupação da Europa Ocidental aconteceu da seguinte maneira:

Francos: liderados por Clóvis, estabeleceram-se na Gália e formaram um dos maiores reinos germânicos;

Burgúndios: estabeleceram-se no sul da França, mas foram absorvidos pelos francos no século VI;

Ostrogodos: liderados por Teodorico, estabeleceram-se no Norte da Itália;

Anglo-saxões: estabeleceram-se na Bretanha (atual Reino Unido);

Suevos: estabeleceram-se a oeste da Península Ibérica, mas foram absorvidos pelos visigodos tempos depois;

Visigodos: estabeleceram-se na Península Ibérica, mas foram impedidos pelos francos de se expandir para a Gália;

Vândalos: estabeleceram-se no Norte da África, mas foram absorvidos tempos depois com a expansão do Islã a partir do século VII.

O estabelecimento dos germânicos resultou na formação da Europa medieval, onde houve uma fusão da cultura latina dos romanos com a cultura dos povos germânicos. O processo de decadência do Império Romano e o estabelecimento dos germânicos resultaram em um declínio populacional, principalmente em virtude da violência do processo e da ruralização. À medida que os reinos foram estruturando-se, o Cristianismo foi consolidando-se e sendo disseminado entre os germânicos.

Perguntas similares