Respostas
A Antártida tem papel fundamental no balanço energético do planeta, funcionando como um gigantesco dissipador de calor. Entretanto, fatores como as condições climáticas extremas, o isolamento geográfico e a ocupação tardia fazem com que a região ainda não esteja equipada com uma rede de monitoramento ambiental que corresponda à importância desse papel.
Dados climatológicos com pequena densidade espacial e séries temporais relativamente curtas tornam bastante difíceis as tarefas de estabelecer um diagnóstico preciso e abrangente acerca das mudanças climáticas na Antártida, ainda mais em comparação a outras regiões do planeta. O Ártico, por exemplo, é monitorado há muito mais tempo e os efeitos do aumento de temperatura são documentados de forma mais eficiente.
Resposta:
O clima da Antártica ou Antártida é o mais frio da Terra, sendo a menor temperatura já documentada no planeta de -89.2 °C na Estação Vostok. Ela também é extremamente seca, com uma média anual de precipitação entre 30 e 70 mm; contudo, na maior parte do continente, a neve nunca derrete e é comprimida até transformar-se em geleiras que formam plataformas de gelo. As massas de ar raramente penetram a fundo no continente.