A mediação escolar abrange a resolução dos conflitos entre os envolvidos na educação, entre estudantes, entre estudantes e corpo docente e entre os docentes. A mediação é um processo flexível, de caráter voluntário e confidencial, conduzido por um terceiro imparcial - o mediador - que promove a negociação entre as partes em litígio e que as apóia na tentativa de encontrar um acordo que permita solucionar o conflito. Ao abordar as partes em conflito o pedagogo enquanto mediador deve identificar a situação como oportunidade de estímulo da prática de valores como: solidariedade, tolerância e igualdade.PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2008. Curitiba: SEED/PR., 2010. V. 1. (Cadernos PDE).Sobre as ;atribuições do pedagogo dentro da perspectiva das relações interpessoais e administração de conflitos podemos afirmar que A) o;papel do pedagogo é de grande importância ao oportunizar o aprendizado das partes em litígio em resguardar para si a autoria da construção das soluções dos conflitos, não a delegando a um terceiro. Além do que, deve propiciar maior rapidez e efetividade da execução das decisões tomadas; redução de desgaste emocional e financeiro; privacidade e sigilo; redução da duração e reincidência de litígios; facilitação da comunicação entre as pessoas e promoção de ambientes cooperativos tendo como desdobramento a melhoria geral das relações. B) a;intervenção pedagógica não se configura como ação principal na mediação de conflitos no ambiente escolar, visto que, a busca por uma nova concepção de disciplina implica em permitir o protagonismo discente em suas relação, garantindo sua autonomia, dispensando-se, com isso a ação mediadora. C) o;papel do pedagogo mediante as situações de conflito no ambiente escolar consiste no contato com a família dos envolvidos, visto que;é papel da família se manter sempre presente na vida escolar do estudante,;e solucionar casos que não são da esfera do trabalho pedagógico. D) o;pedagogo, em sua atuação docente dentro de sala de aula, não deve;mediar conflitos, uma vez que esta especificidade corresponde ao coordenador pedagógico de cada instituição, a quem cabe a responsabilidade de mediar conflitos entre professores e direção, entre alunos e direção, entre alunos e pessoal de apoio ou entre professores e família. E) o;pedagogo recebe formação adequada nesta área (violência escolar). São formados, assim, para trabalhar com os conflitos, as incivilidades, indisciplinas e violências presentes em seu ambiente de trabalho, constituindo-se, naturalmente, como um mediador de conflitos.
Respostas
respondido por:
9
A alternativa A está correta.
É importante que o pedagogo busque entender o funcionamento da instituição bem como a grade de horários, e, a partir disso, organizar sua rotina já com suas funções definidas.
A rotina escolar tende a ser melhor trabalhada quando os profissionais, seja ele o professor ou o pedagogo, analisam a instituição levando em consideração os aspectos culturais, sociais e até mesmo econômicos.
Um bom exemplo são as escolas Estaduais ou Municipais próximas a comunidades, sendo necessária toda uma ótica inclusiva de ensino para que os alunos se estimulem e saiam dessa realidade negativa que os cerca.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás