diga resumidamente como foi a política e a economia durante o segundo reinado no Brasil
por favor me ajudem!!
Respostas
Resposta:
Outro momento importante da economia brasileira, durante o Segundo Reinado, foi o de grande crescimento econômico marcado por algum desenvolvimento industrial: a Era Mauá. Tal prosperidade econômica aconteceu entre 1840-1860, e nela as receitas do Brasil aumentaram quatro vezes.
Durante o Segundo Reinado, a abolição da escravatura foi um dos temas centrais e alvo de debates acalorados nos meios políticos. O ponto de partida para que a abolição fosse decretada no Brasil foi a Lei Eusébio de Queirós, decretada em 1850 e que estipulava a proibição do tráfico negreiro no país.
Um acontecimento marcante na história do Segundo Reinado foi a Guerra do Paraguai, conflito travado entre 1864 e 1870. Nessa guerra, Brasil, Argentina e Uruguai, por meio da Tríplice Aliança, lutaram contra o Paraguai, governado nessa época por Francisco Solano López. O Brasil venceu esse conflito, mas suas consequências para a economia do país e para a monarquia foram ruins.
O fim da monarquia no Brasil foi resultado do desgaste dessa forma de governo com os interesses da elite política e econômica do país. Sua queda ocorreu por meio de seu rompimento com três importantes grupos do país: a Igreja (fator menos relevante), o Exército e a elite escravocrata.
Resposta:
O segundo reinado teve a duração de 49 anos, de 1840 até 1889.
Breve resumo da política desse período:
Ao longo do segundo reinado, houve muitas revoltas no território brasileiro, provocadas por províncias que queriam tornar-se pequenas repúblicas independentes.
O Brasil tinha três poderes políticos previstos na primeira constituição (1824): o poder moderador, que era assumido pelo Imperador; o poder legislativo, composto por deputados e senadores; e o poder judiciário, composto por juízes e magistrados.
Em 1847, o chefe de Estado d. Pedro II criou um quarto poder, o Poder Executivo para conseguir melhorar a administração pública. Era o cargo de Presidente do Conselho de Ministros (primeiro ministro) para auxiliar o Imperador d. Pedro II. Além do primeiro-ministro, haviam sete outros ministros indicados pelo imperador para auxiliar o governo.
Foram discutidos diversos temas na política do Império considerados polêmicos, como a abolição da escravatura, a lei do Ventre Livre, conflitos entre outros países (como a Guerra do Paraguai (1865-70)), e questões religiosas que envolveram-se na política.
Breve resumo da economia do Brasil:
A mineração e o açúcar eram produtos já em decadência no século 19. O café tomou o lugar dessas matérias primas, contribuindo para a construção de ferrovias pelo território brasileiro e para a imigração de estrangeiros para trabalhar nas lavouras.